19 C
New York
junho 16, 2019
Exposição

‘Metamorfose ‘no Espaço CUltural Correios Niterói

Material: placas de computadores e eletrônicos, equipamentos eletrônicos, livros e vídeo - Foto: Diogo Calil
Material: placas de computadores e eletrônicos, equipamentos eletrônicos, livros e vídeo - Foto: Diogo Calil

Exposição de Miro PS reflete sobre automação social.

A mostra abre no dia 23 de março e fica até 25 de maio

Miro PS inaugura “Metamorfose”, no Espaço Cultural Correios Niterói. Em quatro grandes salas, a mostra reúne cerca de 50 obras do artista visual, que vão de instalações a pinturas. O nome da exposição refere-se à profunda transformação no modo de vida do homem frente aos avanços tecnológicos, e como essas mudanças interferem em seus hábitos e comportamentos. A mostra fica em cartaz de 23 de março a 25 de maio de 2019, com curadoria de Lia do Rio.

Em suas obras, Miro PS utiliza códigos binários, placas e demais componentes eletrônicos que o acompanharam em sua experiência profissional na área de tecnologia da informação. Partindo de intrincados sistemas de criptografia ou obsoletos cartões perfurados, passando por deep web e inteligência artificial, Miro PS aborda temas como identidade, linguagem, fragilidade, obsolescência… Numa área de 320 m2, a mostra é composta de duas instalações, objetos, fotografias, gravuras digitais, pinturas, além de vídeo arte e colagens.

“Miro reflete sobre a condição humana no mundo tecnológico, no qual a linguagem das máquinas conduz e controla silenciosamente as regras, numa velocidade vertiginosa e incontrolável. Seus trabalhos falam dos prazeres, angústias e idiossincrasias do indivíduo contemporâneo ao coabitar dois mundos, o virtual e o físico”, explica Lia do Rio. Todas as obras possuem identificação em braile e a exposição contará com visitas guiadas para cegos.

QUEM SÃO

Miro PS: Nasceu em São Paulo, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Bacharel em Sistemas e informações, com MBA em Gestão de Projetos pelo PMI (USA). Aos 20 anos começou a trabalhar na área de tecnologia da informação, que no futuro lhe daria base para as artes plásticas. Desde 2010, desenvolve trabalhos de arte contemporânea, em que apresenta a necessidade e dependência da sociedade na tecnologia. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Em 2015, criou com outros dois artistas um grupo de arte pública.

Lia do Rio: Nasceu em São Paulo, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É Bacharel pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ; tem Pós-Graduação em Arte e Filosofia, e Pós-Graduação em Filosofia Antiga, PUC-RIO. Participou de exposições individuais, coletivas, palestras e trabalhos em acervos, no Brasil e exterior. Coordena exposições, workshops e palestras. É professora de arte. Seu livro Lia do Rio: Sobre a Natureza do Tempo foi editado, em 2015, pela editora Fase 10, e lançado na livraria Argumento no RJ e SP. 

SERVIÇO

Exposição Metamorfose
Artista: Miro PS
Curadora: Lia do Rio
Abertura: 23 de março (sábado), às 15h
Período expositivo: 25 de março a 25 de maio de 2019
Visitação: segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados)

Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento (Salas A, B, C e D)
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481- Centro (em frente à estação das barcas) – Niterói
Entrada franca
Tel.: 21 2503-8550 / 8560
www.correios.com.br

Posts relacionados

Projeto UÇÁ estreia exposição imersiva ‘Do Mangue ao Mar’

Redação

Exposição no Paço Imperial apresenta projeto da artista visual Claudia Tavares que articula arte e natureza sob a égide do elemento água

Redação

Traços Brasileiros – A cultura brasileira pela ótica de artistas plásticos

Redação

Abertura da exposição “Afeto”, de Beatriz Cavalcanti, no Auditório do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional Municipal Bosque da Barra

Redação

MABE + TOMIE na galeria Cassia Bomeny

Redação

Belmond Copacabana Palace expõe fotografias de Cássio Vasconcellos nos painéis da Nossa Senhora de Copacabana

Redação

Deixe um comentário