18.2 C
New York
maio 25, 2019
Notícias

Mercado Mundo Mix na Fundição Progresso

A  1ª edição de 2019 do Mercado Mundo Mix já tem data para acontecer: no sábado, dia 23 de fevereiro, das 13h às 21h, será realizada a feira que terá como tema a volta dos anos 90. Essa edição também marca os 20 anos da Fundição Progresso, casa do Mercado Mundo Mix, que fica no coração da Lapa.

A grande novidade desta edição é que o Mercado Mundo Mix criou um serviço de entrega de produtos: o ‘Mundo Mix Entrega’. Se o cliente fizer suas compras na feira e quiser estender a noite pela Lapa com as mãos livres, basta solicitar o serviço. Os produtos chegam no endereço do consumidor no dia seguinte.

Na feira, Beto Lago, criador do evento, oferecerá ao público música, moda, gastronomia, boemia, comércio e criadores alternativos que vêem neste encontro, uma residência bimestral. O Mercado Mundo Mix resgata a áurea do começo da chamada economia criativa no Brasil, onde a criatividade e novas linguagens ganharam o gosto popular.

“O mercado mundo mix junta-se à Fundição Progresso para resgatar o espírito dos anos 90, período em que começou a chamada economia criativa brasileira. Um dos frutos dessa parceira foi o pontapé inicial do processo de revitalização da Lapa, o que gerou a criação desse grande centro de entretenimento do Rio de Janeiro, onde encontramos mais turistas do que em Ipanema e Leblon. O Mundo Mix volta com o mesma prioridade: dar voz para a moda alternativa. Trazendo sempre a vibe da década mais divertida de todas, com atrações musicais, comidinhas deliciosas, arte e muito mais”.

Novas tendências de consumo mostrando a força que a economia criativa terá na grande retomada da economia brasileira nos próximos anos. Este tipo de mercado abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual para gerar valor econômico.

Basicamente ela está sendo considerada a grande estratégia de desenvolvimento do século XXI. Mistura a cultura, a criatividade e o conhecimento, que são os únicos recursos que não se esgotam. Quanto mais utilizada, mais ela se multiplica e se renova.

Em parceria com a Fundição Progresso – o centro cultural mais inquieto e inclusivo do Rio de Janeiro – o Mercado Mundo Mix invade a Lapa com inspiração nos Anos 90, trazendo toda irreverência da década que inspirou os pequenos produtores de cultura e moda a mudar o consumo local.

Ao fim do evento, a Fundição abre as portas para grandes shows como o do Monobloco e de Alceu Valença e muito mais.

Programação Cultural
13:00 as 21:00 – DJ Meu Brilho é Seu Coma
14:30– Dança Cigana com Sarah Najla
16:30– Dança Tribal com Claudia Moppe
17:00– Dança do Ventre com Claudia Moppe
17:30– FlashmobEcotrans por Almir França Atelier
18:00–Batalha de Dança Voguepor HouseOfCazul + Festa febre
20:30– Dança Burlesca com PettitCapuccine

DJ MEU BRILHO É SEU COMA

@meubrilhoeseucoma

Meu Brilho É Seu Coma é o alterego de Fernando Barbosa, responsável pela programação artística do Rivalzinho, o bar filho mais novo do Teatro Rival. 

Sua musicalidade é recheada de brasilidades, viajando até as músicas avançadas do futuro.

BATALHA DE DANÇA VOGUE – MINI BALL ANOS 90

@houseofcazul

O Mercado Mundo Mix + HouseofCazul + Festa Febre, convidam vocês a se divertirem, se permitirem e conhecerem um pouco mais sobre VOGUE, na nossa Mini Ball Anos 90. 

Vogue ou Voguing é uma dança moderna altamente estilizada que se inspirou em posições típicas de modelos e movimentos corporais definidos por linhas e poses.Originada na cena Drag dos anos 60, popularizada na década de 1980 graças as festas chamadas Ballrooms ou Balls e clubes gays do centro dos Estados Unidos, ganhou maior visibilidade quando foi apresentada pela cantora Madonna em 1990 em canção de mesmo nome. Também graças ao documentário Paris IsBurning (Que ganhou o Prêmio do Júri no festival de Sundance em 1991) considerado hoje em dia a melhor fonte de iniciação ao tema.  

A Cia artística HouseofCazul foi criada em maio de 2015 por Diego Cazul e Lua Cazul como grupo de pesquisa da cultura vogue. Originou-se do Projeto Meninos do Polo, residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro desde 2005. Utilizando de diversas expressões artísticas, é uma referência deste modelo. Em 2015 foi ganhadora do Edital de Residência do Teatro Cacilda Becker, que resultou no espetáculo “Octo” em cartaz no espaço citado, no Teatro Angel Vianna e nas salas do CCO. A HouseofCazul, pelo seu engajamento com a causa LGBTQIA é convidada a participar de diversos eventos que abordam o tema, como a abertura da Pauta do Mês da Diversidade LGBTQIA do Rio de Janeiro em 2017, e a celebração do Dia Internacional contra a LGBTQIAfobia a convite da Secretaria Municipal de Cultura em 2018. Foi co-criadora da Mostra TRANSBORDARÉ para o CCO, além de ser parceira produtora do Museu de Arte do Rio e de eventos universitários. Desde 2015 realiza regularmente a Cazul Vogue Ball, importante evento da cena queer onde os voguers batalham entre si, fortalecendo a cena Ballroom do Brasil.

Contaremos com batalhas de Runway, Old way, New Way e Vogue Femme.Cada competidor para entrar na batalha deve contribuir com 5 reais ao pote, a ganhadora ou ganhador ou ganhadores de cada categoria levará a quantia total ao fim das batalhas.

Temas 

Runway- EDITORIAL 90 – Abuse das tendências que os anos 90 tanto exploraram xadrez da cabeça aos pés, animal print, basicona num pretinho tipo Sex in the City, neon para todos os lados, plataformas, mil e uma tendências que com certeza você tem ou já teve no seu armário.

Old Way – CARAS PINTADAS – Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento dos “caras-pintadas” e pedirem seu impeachment.

New Way – GRUNGE – Abrimos a década de 90 com um estilo musical que não tomou só conta dos nossos ouvidos, mas dos nossos guarda roupas e dos nossos momentos de subversão. O estilo que acompanhou ideais punks contestava e se colocava em contraposição a padrões.

Vogue Femme– PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS – Um dos filmes mais icônicos dos anos 90 (inspirado no clássico Emma, de Jane Austen) traz personagens femininos fortes e superações dignas de serem relembradas. 

A HouseofCazul também estará expondo peças únicas no Brechó da House. Não perca essa oportunidade conferir lindas peças!Com o dinheiro das vendas erguemos mais eventos voltados para o público LGBT+.

FLASHMOB ECOTRANS – ALMIR FRANÇA ATELIER

@almirfranca

O Atelier Escola Almir França é uma instituição não governamental que entre outros ministra projetos de moda sustentável. Atualmente em curso o projeto ECOMODA projeto que tem o apoio do INEA, e que ensina moda a partir do reuso na lógica da economia circular.

Atualmente são 16 núcleos no estado do Rio de janeiro e jáembrionando2 coletivos de moda sustentável.

Outra importante ação é a Escola de Divines, projeto em parceria com o Grupo Arco Írisque desenvolve uma escola de moda voltada para população Trans.

Na próxima edição do MMM além da participação como exposição estaremos lançando o primeiro catálogo de moda sustentável.

FLASHMOB ECOTRANS – Micro desfile de 10 modelos mulheres e homens trans. 

Uma coleção confeccionada a partir de uniformes de limpeza.

Lançamento de uma bolsa retornável feita do mesmo uniforme que será vendida em uma rede de supermercados. 

Trilha sonora produzida pelo DJ Marcão com voz da cantora DragLorna Washington.

DANÇA BURLESCA – PETIT CAPUCCINE

@petitcappuccine

Artista burlesca, integrante do primeiro coletivo de burlescas negras, o “The Girls from Madureira”. 

Traz performances de caráter político, afirmativo, visando a valorização da negritude, a exaltação da força do feminino e das pautas do cotidiano.

Serviço:

Mercado Mundo Mix
Data: sábado – 23 de Fevereiro 2018
Horário: das 13h às 21h
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos 24, Lapa
Entrada gratuita
Estacionamento no local
Pet Friendly (traga seu cachorro)

@ mercadomundomixoficial

https://www.facebook.com/mmundomix/

Posts relacionados

Representantes do turismo nacional se reúnem em João Pessoa

Redação

MAST celebra aniversário com atrações dedicadas às mulheres

Redação

Reconhecimento do mercado se confirma e empresas retornam à Equipotel com as melhores expectativas

Redação

Curso gratuito de teatro na Arena em Madureira

Redação

Inauguração de novo espaço sociocultural sustentável no subúrbio carioca

Redação

MECAUrca terá palco TNT Energy Drink

Redação

Deixe um comentário