Mercado Cervejeiro: Uptown abre o calendário de eventos do segmento no Rio

O shopping Uptown, na Barra da Tijuca, realiza nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro a primeira edição do Mercado Cervejeiro, que reunirá ao ar livre cerca de 30 expositores de cervejas especiais e gastronomia. Abrindo a temporada de eventos do segmento na cidade, como o Mondial de La Bière, o Mercado Cervejeiro promoverá bate-papos e palestras com sommeliers de cerveja e mestres cervejeiros, e ainda shows como o do intérprete Thiago Messer em um espaço Lounge. Toda a programação é gratuita, e o Uptown oferece das 8h50 às 21h10 transporte gratuito para clientes, com parada nos principais condomínios da região.

– Este ano já realizamos eventos de gastronomia e vinhos aqui no Uptown. Agora, com as temperaturas subindo, é a vez de unir cervejas especiais e a gastronomia do Mercado de Produtores com bate-papos de entendedores do assunto e muita música. Um dos nossos objetivos é a divulgação dessa rota turística que temos aqui na Barra da Tijuca – diz Luana Reis, gerente de marketing do Uptown.

Inspirado em grandes mercados mundiais, como o da Ribeira de Lisboa, o Mercado de Produtores do Uptown – espaço gastronômico de dois andares e 6,5 mil metros quadrados – vai marcar presença no evento com o melhor de suas cervejarias artesanais e gastronomia. A Tio Ruy Beer House – que inaugurou em junho um tap bar com 12 torneiras sempre abastecidas de chopes das melhores cervejarias artesanais do país e de fabricação própria – está entre as que vão participar do Mercado Cervejeiro com atividades especialmente programadas para esta primeira edição, como bate-papos descontraídos com mestres cervejeiros convidados. A atividade vai ao encontro da proposta da marca criada pelo jovem casal de empreendedores Marcela e Eduardo Pontes: até o fim deste ano, reunir em um único lugar a produção, degustação e estudos de cerveja, criando um verdadeiro polo de fomentação à cultura cervejeira artesanal.

Lugar de mulher – Na sexta-feira, dia 6, a conversa vai começar às 19h30 com o tema “Participação das mulheres no mercado cervejeiro”. Entre as beer sommeliers convidadas para abordar o assunto estão: Marcela Oberlaender (sócia da Tio Ruy e membro do grupo feminino Sobrinhas de Hilda), Ana Claudia (cervejeira caseira e membro do grupo feminino Sobrinhas de Hilda), Fernanda de Freitas (integrante do grupo ELA – Empoderar, Libertar e Agir), Francesca Sanci (da cervejaria O Motim e coordenadora do curso Science of Beer) e Vera Rodrigues (engenheira química sócia da cervejaria Búzios, responsável por toda a operação da cervejaria). Elas contarão desde a história da imersão da mulher no mundo da cerveja até as vivências e experiências no dia a dia. 

Mais bate-papo cervejeiro – Sábado, dia 7, o bate-papo fica por conta da Cervejaria Noi, às 17h. Domingo (8) é a vez do conceituado beer sommelier Gustavo Renha subir ao palco do evento para falar sobre esse universo.

Estandes – Outras participações confirmadas são as do estande Choppempé, Gastrobike e Piratas Beer. O Choppempé levará para a Barra uma versão do tradicional sanduíche de mortadela que ganhou fama em terras paulistanas na década de 1930, no Mercado Municipal de São Paulo. Com 300 gramas do embutido em um pão francês e muito queijo, o sanduíche já é sucesso no Mercado de Produtores. A Gastrobike marca presença com sanduíches e hambúrgueres artesanais, espetinhos e batata frita no cone, lanchinhos perfeitos para harmonizar com diversos rótulos. E o Piratas Beer, estande que fica dentro do Mercado de Produtores, vai participar, em parceria com a premiada cervejaria Noi, com uma variedade de chopps, cervejas e petiscos.

Shows – Para animar a festa, o Mercado Cervejeiro traz para o palco do evento a banda Devir, Camacho Trio e Tiago Messer. Composta por Amanda Chaves (voz e violão – foto), Davi Damasceno (ukulele e voz), Flavinho Raggaman (trombone, escaleta e voz) e Raphinha Souza (bateria), a Devir se apresenta no primeiro dia do evento (6/10), às 20h. A banda fez sucesso na edição de 2015 do programa SuperStar com sua musicalidade ímpar que soa reggae, passa pelo soul, transpira jazz e, ao mesmo tempo, é visceral como o blues, sem perder a brasilidade e a espontaneidade.

No dia 7/10, às 20h, é a vez do Camacho Trio subir ao palco. Formado pelo músico Eduardo Camacho, o baterista Rafael Marcolino e o baixista Cristiano Reis, o grupo apresentará um repertório com a sonoridade empoeirada da country music, a energia contagiante do rock’n roll e o sentimento do blues. Tudo isso com uma pegada peculiar, romântica e explosiva.

Já o intérprete Thiago Messer encerra a programação musical no dia 8/10, a partir das 18h, com versões de clássicos da MPB e do pop rock nacional e internacional. No repertório, hits de Bruno Mars, Maroon 5 e Coldplay se misturam a clássicos dos anos 80 e 90, como Barão Vermelho, Sublime, O Rappa e Lulu Santos, entre outros.

Uptown – O shopping é o primeiro da Barra com perfil de comércio de rua. O empreendimento ocupa uma área de 140 mil metros quadrados, reunindo em um só lugar os principais polos de comércio popular e o Mercado de Produtores, um incrível espaço com lojas e estandes com os mais variados alimentos, como hortifrútis, grãos, orgânicos, açougue, peixarias e bebidas.

SERVIÇO

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca – RJ

Local: Entre os blocos 10 e 12

Datas: 6, 7 e 8 de outubro

Horários: sexta-feira (6/10), das 15h às 22h; sábado (7/10), das 13h às 22h; e domingo (8/10), das 13h às 20h. 

O Uptown oferece das 8h50 às 21h10 transporte gratuito para clientes, com parada nos principais condomínios da região.