‘Memórias’: exposição fotográfica em cartaz na Glória

A galeria Escombros recebe de 03 de março a 14 de abril a exposição ‘Memórias’. Fruto de um trabalho coletivo de sete fotógrafos que se conheceram no curso de Pós-graduação “Fotografia e Imagem”, da Universidade Candido Mendes, a mostra exibe fotografias que conferem novos significados às imagens, sempre atravessadas por infinitas camadas de memórias que permeiam o imaginário dos fotógrafos.

Os trabalhos exibidos na mostra foram construídos a partir de histórias individuais de cada artista, que experimentam técnicas diversas, como o de Ana Gabriella Malta, bisneta de Augusto Malta, que apresenta uma história de quatro gerações de fotógrafos de sua família. O olhar sobre antepassados também é a marca das fotos de Elis Costa, que clica nas memórias da avó. Juliana Amado aproxima, tanto fisicamente como conceitualmente, fotografia e memória através de seu olhar sobre flores secas e de plástico. Josué Junior busca revelar narrativas pessoais por trás de tatuagens. Há também os registros urbanos e de viagens, como os da Itália dos antepassados de Bruno Girão, da Vila Isabel de Leonardo Jorge e a o circuito Flamengo-Lapa de Tomaz Silva.

Pensou-se, ainda, no diálogo entre as próprias imagens e sua relação com o contemporâneo, impregnado pelas inexoráveis marcas do tempo. Desde sua invenção, no final da década de 1830, uma das principais funções da fotografia é dar suporte para memórias, sejam elas individuais ou coletivas. E, se por um lado, como afirmou Cartier Bresson, “não podemos revelar ou copiar a memória”, por outro, a fotografia possibilita o retorno ao passado e o resgate de parte de nosso arquivo de lembranças.

A exposição está em cartaz na galeria Escombros, na Glória, de terça a sábado até o dia 14 de abril, com entrada franca. Aos sábados, haverá visita guiada com os fotógrafos de 14h às 16h.

*Curadoria de Andreas Valentin: Professor-adjunto de Fotografia e História da Arte (UERJ), foi aluno e colaborador do artista Hélio Oiticica e é pós-doutor pelo Instituto de História da Arte da Freie Universität, de Berlin, Alemanha, e Vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE, 2015.

Fotógrafos:

Anna Gabriela Malta, Bruno Girão, Elis Costa, Josué Junior, Juliana Amado, Leonardo Jorge, Tomaz Silva.

Galeria Escombros

Rua Santa Cristina, 6, Glória, Rio de Janeiro, RJ.

Período:
03 de março a 14 de abril de 2018;
Terça a sexta, das 10h às 19h;
Sábados, de 10h às 18h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.