Mary del Priore e Bela Gil conversam sobre a “cozinha” da gente brasileira

Bate-papo marca o lançamento do segundo volume da série Histórias da gente brasileira: Império

CapaNo próximo dia 19/12, às 19 horas, no Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea), a historiadora Mary del Priore e a chef, nutricionista e apresentadora Bela Gil têm um encontro marcado com o Brasil – precisamente com a gente brasileira. Afinal, a história de nosso país também passa pela cozinha e é uma verdade que nós somos o que comemos.

“O Império sentou-se à mesa e comeu com garfo e faca. Foi servido à francesa e bebeu champagne e whisky.”, comenta Mary del Priore em seu mais novo livro. Venha saber do Brasil que recebeu viajantes estrangeiros, imigrantes, importou livros, professores de boas maneiras. Trouxe de fora também objetos de consumo, utensílios, modas e hábitos e por que não novos paladares que mudaram o nosso dia a dia. Venha, na companhia de Mary del Piore e Bela Gil, saber mais dessas histórias. Aqui, fartura e bom papo são ingredientes certos. 

Após o sucesso do primeiro volume da série Histórias da gente brasileira, Mary del Priore mergulha agora, no segundo livro, no período do Império. Eis o convite que ela faz ao leitor: descobrir como viviam os brasileiros na intimidade, no momento em que o Brasil dava os primeiros passos para sua autonomia como nação – com uma sociedade em formação, abrigada sob o manto verde do café e manchada pela escravidão. Esse mergulho no mar de histórias de nossa gente reconhece o que está invisível, que – como ensina a autora – é o que conta para se compreender o passado e a única forma de conhecer o presente. O que plantávamos? O que, onde e como comiam nossos antepassados? Quais os seus hábitos e gostos?

Na série, Mary del Priore apresenta uma outra maneira de contar a história do Brasil: em vez de falar sobre os grandes feitos, personalidades e datas do passado, ela ilumina o nosso dia a dia, formando um mosaico da gente brasileira. É um modo de contar a história por meio das pequenas histórias do cotidiano – como viviam, em público e na intimidade, nossos antepassados? Como regulavam suas vidas com a escassez de bens essenciais? Como lidavam com a miscigenação? O que era só para homens e o que se reservava às mulheres? Como faziam amor – se era amor o que faziam? Como era o cotidiano daquele país em formação?

Mary del Priore, neste livro, nos transporta diretamente para o Império, um dos períodos mais ricos da nossa história. Venha conhecer o Império na intimidade, descobrir como, de fato, viviam nossos antepassados.

A série Histórias da gente brasileira contará com mais dois volumes sobre o período republicano, que chegam às livrarias em 2017.

Mary del Priore e Bela Gil

Mary del Priore, ex-professora de história da USP e da PUC/RJ, pós-doutora pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, é autora de 45 livros de história. Recebeu mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, foi colunista do jornal O Estado de S. Paulo por dez anos e é sócia titular do IHGB, IHGRJ, Academia Portuguesa de História, Real Academia de la Historia de España, PEN Club do Brasil, Academia Carioca de Letras, entre várias academias latino-americanas. Atualmente leciona no curso de pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira.

Bela Gil é chef de cozinha natural. Nutricionista, formada pela Hunter College, em Nova York. É apresentadora do programa “Bela Cozinha”, grande sucesso de audiência do Canal GNT. Bela tem o “Canal da Bela” no YouTube, no qual apresenta hábitos saudáveis para o nosso dia a dia. Em 2015, venceu o prêmio “Cariocas do ano”, da revista Veja Rio, pelo seu papel e sua atuação na difusão de uma educação alimentar e a relação disso com a sociedade. Bela Gil é autora, seus livros fazem sempre um enorme sucesso. Também ministra aulas de culinária e palestras por todo o Brasil.

Histórias da gente brasileira

Volume 2: Império
Mary del Priore
LeYa| 520 páginas | R$ 59,90

BATE-PAPO E LANÇAMENTO DO LIVRO:

Dia 19 de dezembro, às 19 horas, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, 3º Piso. Entrada gratuita.

Distribuição de senhas a partir do dia 09 de dezembro na Livraria Timbre, 2º Piso, Shopping da Gávea.