Márcia Tiburi lança livro sobre constrangimento na polítia na FNAC do PArkshopping com bate-papo em julho

O novo livro de Márcia Tiburi, artista plástica e professora de Filosofia, chama-se “Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto” (Ed. Record). A publicação contará com lançamento e bate-papo na Fnac Brasília do ParkShopping, no dia 05 de julho, às 19h30. O evento contará com bate-papo mediado pela jornalista Nahima Maciel. A entrada é franca.

Depois do sucesso de “Como conversar com um fascista”, já na décima edição e com 35 mil exemplares vendidos, a filósofa, romancista, ensaísta e professora Marcia Tiburi se lança em mais uma investigação em total consonância com o tempo presente. Como se deixasse o leitor defronte ao espelho de sua época, e lhe mostrasse pela primeira vez aquilo que ele sempre viu, Tiburi descortina detalhes do cenário onde reside hoje todo o mal-estar estético e ético. Os ensaios de “Ridículo político” mostram, acima de tudo, como deveria ser tratada com mais seriedade a relação entre política e estética.

A professora (como prefere ser apresentada desde que a categoria começou a ser vítima de ataques como os da “escola sem partido”) não é apenas carismática, mas também otimista. 

Em 238 páginas, Marcia Tiburi, argumenta que as cenas ridículas da política e seus personagens conhecidos não são apenas produtos de pessoas despreparadas para os cargos que ocupam, mas também fazem parte de uma deturpação que serve a uma nova política. “Abusadores do poder seguem sempre mais poderosos como engraçadinhos ou bufões inofensivos, muitas vezes até confiáveis, enquanto a população paga um preço altíssimo por uma despolitização apresentada como o melhor dos mundos”, afirma. 

Marcia Castro (foto: Shirley Stolze)
Marcia Castro (foto: Shirley Stolze)

As cenas ridículas – e os personagens já muito conhecidos – traduzem o sentido da política em nossos dias, mas não apenas como uma bagunça feita por pessoas despreparadas para os cargos que ocupam. A deturpação serve a uma nova política, em um sentido altamente problemático: o poder é transformado em violência, e a seriedade de certos assuntos dá lugar ao cinismo. Abusadores do poder seguem sempre mais poderosos como engraçadinhos ou bufões inofensivos, muitas vezes até confiáveis, enquanto a população paga preço altíssimo por uma despolitização apresentada como o melhor dos mundos. Soltos em escala social, o fascismo, o machismo e o racismo dão o ritmo e o tom da política em nossos dias sem que pareça que algo possa ser feito.

Lançamento do Livro “Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto” de Márcia Tiburi e bate-papo com a autora
Dia 05 de julho, quarta-feira, às 19h30
Fnac Brasília – ParkShopping  
SAI/SO ÁREA 6580 LUC 149P – GUARÁ BRASILIA – DF 
Entrada Franca e Livre para todos os públicos – Evento sujeito a lotação
Informações: (61) 21052000

Video http://gnt.globo.com/programas/saia-justa/videos/5950197.htm

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.