MAM Rio de janeiro recebe audição do primeiro audiofilme, Modo Avião, de Lucas Santtana

Lucas Santtana (foto: Edu Pimenta)
Lucas Santtana (foto: Edu Pimenta)

O músico Lucas Santtana fará audição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM no próximo dia 23 de julho, domingo, das 11h30 às 17h, apresentando o álbum Modo Avião (Natura Musical).

Reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes artistas brasileiros, o cantor baiano assimilou como ninguém o espírito “avant –garde” em sua trajetória. Em seu sétimo trabalho, Modo Avião, o artista foi levado a um lugar nunca visitado: o da criação de personagens, para contar histórias em forma de canções.

Nesse trabalho, o artista desenvolve uma nova linguagem a partir de um tema específico: um atento resumo de suas vivências ao longo de seu processo criativo, que dessa vez será uma obra registrada em áudio e livro. O audiofilme traz textos de Lucas Santtana, juntamente com JP Cuenca, ilustração de Rafael Coutinho e design de Iansã Negrão. 

A trama gira em torno de um personagem que embarca em um voo e começa a confabular com outras pessoas sobre inquietações contemporâneas. Ao longo de Modo Avião, novos encontros darão lugar a discussões sobre ansiedade, conectividade, solidão e relações humanas.

A narrativa em prosa, escrita a quatro mãos, é misturada à poesia das músicas de Santtana, que lança um disco homônimo.  Gravado com microfone binaural, que permite uma audição 360°, próxima do ouvido humano, o projeto permite uma audição imersiva. As músicas são intercaladas com diálogos interpretados por atores e o próprio músico. “Modo Avião é um convite à pausa nessa sociedade do cansaço, onde ficar 10 minutos longe do celular é um esforço homérico”, afirma Santtana.

O projeto que reúne o álbum e performances de lançamento foi selecionado por uma comissão de especialistas para receber o patrocínio do edital Natura Musical Bahia 2016, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do FazCultura. 

Serviço:

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Informações: atendimento@mamrio.org.br
Endereço: Av. Infante D. Henrique, 85 Parque do Flamengo
Tel.: 21 3883 5600
Entrada Franca
mamrio.org.br/