O enfrentamento do trânsito, a agitação do Mercado Central de Belo Horizonte, a rotina do passeador de cães, o isolamento em casa por causa do coronavírus… São inúmeras as situações da vida que poderíamos taxar de “banais”. E foi justamente nesses episódios corriqueiros que o autor Roberto Livianu, observador atento, foi colher o “extraordinário” para o seu segundo volume de crônicas, “50 Tons da Vida: Histórias da pandemia e de antes da pandemia”.
A primeira compilação de suas crônicas foi publicada em dezembro de 2018 pela Ateliê Editorial. Depois de sua estreia no mundo da ficção aos 50 anos, Livianu, ao mesmo tempo que combatia a corrupção enquanto procurador de Justiça criminal em São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, continuou registrando suas histórias conforme o cotidiano lhe inspirava.
Os personagens dessa “vida ao rés-do-chão” – expressão que o professor e crítico Antonio Candido usa para definir a crônica como gênero – são os mais diversos, incluindo figuras dos mais diversos estratos sociais, e em diferentes ambientes, desde a rua até os chats online.
Adamastor, um passeador de cães da Brasilândia, adora o que faz e conquista a simpatia dos caninos – “um Dr. Dolittle tupiniquim”, como define o autor. Genilson, o gari garboso, cheio de orgulho da sua profissão, identifica as mazelas do consumismo examinando o lixo. Durante a pandemia, em uma saída emergencial para a farmácia, Denilson vira herói ao ajudar a prender um criminoso entre os tantos transeuntes que precisam se mascarar apenas pela segurança pessoal.
“Com texto fluido e despretensioso, surgem os personagens de Livianu, tão reais e em situações às vezes inusitadas, às vezes nem tanto”, afirma a jornalista e apresentadora de TV, Eliane Cantanhêde, no prefácio do livro. “A leitura é fácil, agradável, sem tristeza, pânico e sobressaltos. Só curiosidade e prazer”.
Misturando as impressões da vida real com o molho ficcional, Livianu captura o essencial dos nossos hábitos e propõe reflexões de maneira objetiva, prendendo o leitor a cada linha. A sensibilidade de sua escrita proporciona um mundo colorido e agridoce, e as histórias cheias de brasilidade ganham um toque universal acompanhadas das telas do artista plástico paulista Fernando Naviskas.
O livro será lançado exclusivamente em e-book em português e inglês para facilitar e baratear o acesso, atingindo um maior número de pessoas e democratizando o acesso à coletânea.
Dia 17, às 19h, Livianu também estará ao vivo com a @camiladellantonia para falar do livro.
50 Tons da Vida: Histórias da pandemia e de antes da pandemia
Autor: Roberto Livianu
Amazon
Preço: R$19,90 (e-book)
Roberto Livianu é procurador de Justiça em São Paulo, doutor em Direito pela USP, idealizador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. É professor, palestrante e escritor e articulista da Folha de S.Paulo, do Estadão e colunista semanal da revista digital Poder360.