Home Livros Festival Literário Energia para Ler chega a Baixada Fluminense em dezembro

Festival Literário Energia para Ler chega a Baixada Fluminense em dezembro

por Redação

Depois de percorrer quatro municípios do Norte e Noroeste Fluminense, o Festival Literário Energia para Ler chega a Duque de Caxias no dia três de dezembro e vai até o dia 7. Serão cinco dias de evento com 10 horas de programação por dia com shows de mágica, circo, saraus, contação de história, teatro infantil, animação, musical, sala de leitura e, é claro, muita cultura.

“Estamos chegando ao fim da nossa temporada de 2021. Foram muitos momentos especiais que ocorreram nos quatro municípios do Estado e agora fecharemos com chave de ouro em Duque de Caxias. A programação é bem variada! São muitas novidades como shows de mágica, o humorista Diogo Almeida com seu stand-up “Vida de professor” e um momento destinado às famílias sobre a importância da formação do leitor”, explica Flávio Valadares, produtor do festival.

O evento conta com personalidades da cultura e da TV, como a renomada atriz Elisa Lucinda, o ator Ricky Tavares e a Letícia Soares, que explodiu com o musical “A Cor Púrpura”. Em Caxias, o Festival vai receber a atriz e diretora artística/vocal do MultiArte, AnaLu Teixeira, com o Espetáculo teatral “Dandara dos Palmares” contando a história de uma guerreira negra do período colonial do Brasil que após ser presa, cometeu suicídio para não retornar à condição de escrava.

“Em novembro celebramos o mês da Consciência Negra. É importante manter vivo esse debate contando a vida da Dandara, mulher do Zumbi dos Palmares, que tem uma história linda de resistência. Essa apresentação será mais um destaque do festival na Baixada, assim como o Baile das Luzes com a Orquestra Aquarius de Magé. Será um momento de muita cultura, história e música”, detalha Rodrigo Lobo, um dos produtores do festival.

O Energia para Ler que é gratuito e aberto ao público acontece na quadra do CIEP 319 Oduvaldo Viana Filho, no Jardim Anhangá, distrito de Imbariê, com programação para todas as idades das 8h às 18h. Ao fim de cada dia, os caxienses terão a oportunidade de aproveitar um descontraído Happy Hour.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, vai participar efetivamente do projeto. Alunos, professores e diretores de escolas e creches também participarão das programações. Segundo a Motivos Produções, empresa responsável pelo festival, serão distribuídos mais de mil kits literários e brindes.

“Não podemos deixar de agradecer o apoio irrestrito das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. Os alunos terão a oportunidade de viajar pelo mundo da cultura e da literatura. A retomada da cultura é essencial, ainda mais nesse momento que estamos respirando um pouco mais aliviados. Educação e cultura mudam a vida dos jovens e esse é o nosso objetivo”, conta Flávio.

O Festival Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel. Toda programação está disponível no site https://energiaparaler.com.br/.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário