Home Livros Família Ghee

Família Ghee

por Redação
Família Ghee

A história em quadrinhos Família Ghee conta a história de uma mulher casada e mãe que vê sua dinâmica de vida e seus planos de carreira ameaçados quando os protocolos pandêmicos alteram completamente sua rotina. As mulheres que se sentiram sobrecarregadas durante a quarentena por terem que conciliar as demandas da casa e do trabalho com a angústia do isolamento inspiraram a HQ. A narrativa aponta saídas para este cenário de esgotamento e questiona de maneira irônica a desigualdade de gênero e de classe.

Em formato de livro sanfonado de mais de 6m, o quadrinho está dividido em duas partes. A primeira parte é um diário de pandemia carregado de sarcasmo e autocrítica. A segunda mostra a união de mulheres em busca de um caminho para a visibilização de suas existências.

A publicação conta com personagens fictícios e pessoas reais. A coletividade de mulheres que compõem a marcha de quase 7 metros, foi resultado de um trabalho colaborativo do qual participaram mais de 200 mulheres, de distintos países, enviando suas fotos – sozinhas ou acompanhadas de seus filhos. Já o prefácio foi escrito pela cineasta Anna Muylaert.

Família Ghee é um livro trilíngue, publicado em português, francês e espanhol, os idiomas nativos das três autoras, Johanna Thomé de Souza, Lara Ovídio e Mykaela Plotkin, que formam o trio Fúria Criativa. Com distintas formações artísticas, elas se reuniram para transformar a fúria e a indignação diante da sociedade patriarcal em arte e em histórias de liberdade. Amantes do sarcasmo e da autocrítica, cada uma contribui com uma camada para os projetos. Johanna é artista plástica, Lara é artista visual e escritora e Mykaela é diretora e roteirista de cinema. Dessa forma, a intimidade com o traço, com a palavra e com a construção de personagens marca o trabalho do trio de artistas que veem arte e vida como uma coisa só.

O LIVRO

A versão impressa da Família Ghee surgiu da parceria com o selo independente Risco Impresso, um selo de publicações independentes de Londrina (PR), dedicado a zines, histórias em quadrinhos, literatura e livros de arte. O livro tem formato de álbum sanfonado com 10cm de altura e 20cm de largura. Esse formato incomum, alongado e sanfonado, foi escolhido para garantir a visualização completa das tiras: 40cm. Com uma narrativa sem palavras, esse formato permite ver todos os incríveis e minuciosos detalhes que dão ambientação no cenário e ajudam a narrar a história tanto quanto as ações das personagens.

O projeto está em pré-venda pela plataforma catarse, através do link:

www.catarse.me/familiaghee

Matérias relacionadas

Deixe um comentário