Home Livros Artistas Visuais brasileiros participam do protejo “Da Cor ao Sonho” no lançamento do livro “O Pai que dá as estrelas ao Filho” no Dia Internacional das Migrações no Coletivo 284 em Lisboa

Artistas Visuais brasileiros participam do protejo “Da Cor ao Sonho” no lançamento do livro “O Pai que dá as estrelas ao Filho” no Dia Internacional das Migrações no Coletivo 284 em Lisboa

por Redação
Autor EMAL - título SONHO - cor ADRIANA SCARTARIS

No próximo dia 18 de dezembro, data que celebra o “Dia Internacional das Migrações”, 12 artistas brasileiros que fazem parte do Clube dos Artistas, no Brasil participam da ação “Da Cor ao Sonho”, no Coletivo 284, em Lisboa, dando cor a 63 desenhos feitos a lápis pintados por crianças refugiadas vindas de vários locais do mundo. Todas as pinturas serão transformadas em prints e colocados à venda, cuja renda será revertida para Associação Humanitária EntreMundos, que apoia o acolhimento e integração de refugiados, migrantes e requerentes de Asilo, em Portugal.

Na ocasião do evento, o grande destaque será o lançamento do livro “O Pai que dá as estrelas ao Filho”, da autora Dulce Machado pela editora Cordel de Prata, que acontecerá no Coletivo 284, em Lisboa, em Portugal.

O livro conta história baseada num facto verídico: um pai que, todas as noites, saía da sua tenda, com o seu filho, para lhe mostrar as estrelas.

“Um pai, no meio do caos que era o Campo de Refugiados, que tentava dar ao filho um momento de paz, de calma, de esperança. Uma lição de vida, de amor e de cumplicidade”, revela a escritora Dulce.

Construído a partir de experiências da autora e duas jovens ilustradoras, o livro reflete a vivência nos campos dos refugiados, mas também um verdadeiro apelo à humanidade, à empatia e à solidariedade, a quem ninguém pode ficar indiferente.

Dados e Informações:

Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no final de 2019 existiam perto de 80 milhões de deslocados no mundo, dos quais 40% são crianças. Entre 2018 e 2021, Portugal recebeu ao abrigo a recolocação de 337 pessoas, vindas da Grécia, Malta e Itália.

Projeto “Dar Cor ao Sonho”
por Oscar D’Ambrosio

Colorir emoções é um atributo dos artistas visuais. Ao receber 63 desenhos em preto e branco de três jovens refugiados entre 15 e 19 anos, 12 artistas do Brasil utilizaram sua sensibilidade para criar novos mundos. Esperanças e dores ganharam expressões visuais renovadas, caracterizadas pela solidariedade e pela empatia.

A experiência em campo de refugiados obrigou esses jovens a travarem difíceis diálogos consigo mesmos, envolvendo questões de identidade e enfrentamento de medos, bloqueios e os mais diversos tipos de solidão. Pelo desenho, há uma conquista da visualidade e uma expressão de liberdade.

Desejos são ampliados com a cor. Crises sociais, econômicas e humanitárias não serão solucionadas apenas pela arte, mas ela faz diferença ao formar laços afetivos e auxiliar a construir visões plurais da realidade, em que borboletas, símbolo tradicional da regeneração pessoal e coletiva, e olhos abertos, rumo ao futuro, se fazem presentes.

O maior objetivo é construir o futuro no presente. Não há fórmulas mágicas que milagrosamente “melhorem” o mundo. Existem atitudes, decisões, comportamentos, compromissos e percepções aprimorados por reflexões e construções progressivamente lapidadas pelo diálogo permanente. Este projeto, assim, dá cor a desenhos e ilumina corações.

Oscar D’Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

Artistas Brasileiros que irão participar do projeto:
Adriana Gambarinni
Adriana Scartaris
Alessa Baggio
Bitten
Danilo Cunha
Julia Garcia
Juné Ferreira
Marina Garcia
Paulo Hardt
Tati Garcia
Thiago Prado
Vinicius de Paula

Associação EntreMundos:

A Associação EntreMundos foi fundada no dia 11 de novembro de 2008. Somos cidadãos empenhados e comprometidos em intervir para a diminuição das desigualdades e na criação de oportunidades efetivas para todos aqueles que apoiamos.

www.associacao-entremundos.pt
www.coletivo284.com

Data e Horário:

18 de dezembro de 2021 às 17h

Coletivo 284

Rua das Amoreiras, 72ª

Lisboa – Portugal

Matérias relacionadas

Deixe um comentário