Livro sobre origem e tradições do samba na Grande Madureira tem lançamento na Uerj 

CapaO lançamento do livro “Nos quintais do  samba da Grande Madureira: memória, historia e imagens  de ontem e   hoje”, acontece dia 14 de dezembro, às 17h, no Auditório Cartola, Centro Cultural da Uerj. A atividade marca o fim das comemorações do Ano do Samba na instituição. 

A publicação reúne artigos sobre a manutenção da memória e afirmação das tradições culturais afro-brasileiras, tendo como base os quintais, local de sociabilidade onde público e privado se encontram, misturando festa, religião, samba e gastronomia. São cinco autores discorrendo sobre temas que envolvem o candomblé, a macumba, o jongo, entre outros.

Dessa forma, Maurício Barros de Castro faz um relato histórico sobre a conformação social que levou ao desenvolvimento de tais expressões culturais. Maria Alice Rezende Gonçalves apresenta a Feira das Yabás, que ocorre todo segundo domingo do mês, em Oswaldo Cruz, resgatando a culinária negra. Ana Paula Alves Ribeiro aborda a transmissão do conhecimento entre gerações a partir do caso da Escola Mirim Império do Futuro. Gabriel da Silva Vidal Cid discute a questão do patrimônio. Já  a organizadora Myrian Sepúlveda dos Santos traça um plano geral de como as tradições se desdobram pela região e pela cidade a partir dos quintais na Grande Madureira. 

O livro conta também com uma série de imagens históricas, como a chegada do bonde, os bailes de carnaval, Paulo da Portela, o jongo ainda nos anos 1970 e sua matriarca Vovó Maria Joana, além do ensaio documental do fotógrafo Edu Monteiro.

O Centro Cultural da Uerj fica localizado na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. Mais informações através do telefone 2334-0625.

UERJ/SR-3/DECULT/COART apresentam

Lançamento do livro “Nos quintais do samba da Grande Madureira: memória, história e imagens de ontem e hoje”
Autores: Myrian Sepúlveda dos Santos [org.], Maurício Barros de Castro, Maria Alice Rezende Gonçalves, Ana Paula Alves Ribeiro, Gabriel da Silva Vidal Cid, Edu Monteiro [fotografia].

Data: 14 de dezembro, 17h
Local: Auditório Cartola – Centro Cultural da UERJ
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
(em cima do restaurante universitário)
Informações: (21) 2334-0625