Lições de quem sonhou alto e pensou grande para chegar ao topo do mundo corporativo

Lançado em abril do ano passado, o livro Sonhar Alto, Pensar Grande – Lições de um brasileiro que enfrentou obstáculos e tornou-se presidente de uma multinacional (Editora Gente), de Theunis Marinho, já chegou à terceira edição e figura entre os mais vendidos de sua categoria. Na obra, o autor narra os fatos mais marcantes da sua escalada profissional, incluindo mais de oito anos como executivo na Alemanha, até chegar ao topo do mundo corporativo: a presidência da Bayer Polímeros S/A e a direção regional América Latina para a Divisão de Plásticos de Engenharia do Grupo Bayer.

Temperado com deliciosas histórias pessoais, o livro agrada todos os tipos de leitores e profissionais das mais variadas posições, que têm enviado mensagens ao autor com retornos positivos, nos quais manifestam a importância de ouvir depoimentos inspiradores de alguém que “chegou lá”. Entre as histórias contadas por esse mineiro de Alto Rio Doce, cidade localizada a 90 quilômetros de Tiradentes, merece destaque a do seu primeiro “trabalho” conquistado aos 6 anos de idade, quando ficou responsável por ajudar a mãe a diagnosticar as taxas de açúcar do irmão diabético.

Em razão do trabalho do pai, que era bancário, com 8 anos de idade, Theunis já havia morado em cinco cidades além de Alto Rio Doce: Angra dos Reis, Ubá, Belo Horizonte, Socorro e São Paulo. Nesta última, começou a trabalhar como office-boy aos 14 anos de idade e não parou mais – a capacidade de se adaptar a diferentes lugares o ajudaria em sua trajetória profissional.

Aos 22,entrou na área de Recursos Humanos da Bayer; aos 36, já casado e com três filhas, se mudou para a Alemanha em um programa de jobrotation. Lá venceu obstáculos do idioma – havia aprendido alemão por conta própria –, do clima e da adaptação, viajando por 58 países e retornando mais de oito anos depois para assumir a presidência da Bayer Polímeros no Brasil.

Depois que deixou a Bayer após quase 30 anos de trabalho, Theunis passou a se dedicar a projetos pessoais e voluntários. Tornou-se presidente da ABRH-SP (Seccional São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos) –

uma forma de retribuição à área de RH, na qual iniciou a carreira – e coach e mentor de jovens CEOs.

Além da trajetória de Theunis, o livro traz ainda lições aprendidas por ele nesses anos todos, resumidas no que ele chamou de“15 mandamentos para

sucesso no mundo corporativo”, dicas que se encaixam perfeitamente em diversas situações e em todas as etapas da carreira. São elas:

  1. Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se, nossos olhos não ficam na nuca.
  2. Não delegue seu destino a terceiros.
  3. Aprenda a dizer não, sempre que necessário e na hora certa.
  4. Não cultive relacionamentos destrutivos. Eles são epidêmicos.
  5. Discipline-se com pensamentos positivos. A vida fica mais suave.
  6. Reflita sobre as consequências dos seus atos antes de colocá-los em prática.
  7. Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras.
  8. Aprenda com seus erros. Eles são ótimos “professores”.
  9. Não sofra por antecipação.
  10. Não apague seu passado. Ele é seu alicerce mais profundo. Negá-lo é tornar-se um “indivíduo falsificado”.
  11. Não adie as soluções para seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos.
  12. Perdoe quem já o magoou. Você desocupará espaços para preenchê-los com coisas boas.
  13. Estude sempre.
  14. Errar é inevitável.
  15. Tenha bom humor.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui