Laura Finocchiaro lança EP Eletrorgânica (Vol 2) no Beco das Garrafas

Conhecida como uma das precursoras da cena eletro pop no país, a gaúcha Laura Finocchiaro lança no Rio seu mais novo trabalho, o EPEletrorgânica (Vol 2), dia 01 de fevereiro, quarta, no Beco das Garrafas.

Segundo EP de remixes de “Copy Paste, Música Orgânica”, álbum lançado por ela em 2013, Eletrorgânica (Vol. 2) acaba de chegar às plataformas digitais pelo seu selo próprio, Sorte Produções, com distribuição da Tratore. Traz noves faixas assinadas por nomes como DJ Mau Mau, Mad Zoo, Mauricio Bussab e Fê Pinati (do grupo Bojo), Buguinha Dub, Guilherme Lopes (Mão de Obra) e ainda Guto Goffi (Barão Vermelho), entre outros. Beats eletrônicos, samples e timbres sintéticos, pelos quais Laura se tornou conhecida desde os ano 80, são mesclados às células rítmicas de raiz brasileira e de sotaque nordestino desbravados por ela em“Copy, Paste, Música Orgânica”, gravado no Recife, com as bênçãos do maestro Spok.

A capa é assinada pelo artista gráfico gaúcho Cleo Magueta, a partir de uma foto clicada pela própria Laura: uma radiografia de suas próprias mãos. “Esta imagem ultra-orgânica e eletrônica é bem metafórica para mim”, comenta ela, que também é reconhecida como uma das pioneiras da música independente no Brasil, sem fazer concessões ao mercado fonográfico. “Meu amor e respeito à música é tamanho que sinto que ao longo da minha carreira dei a ela mais que o sangue, chegando aos ossos. E gosto de pensar neste olhar romântico para a arte”.

A canção que abre o EP, “O Mundo Gira Sem Parar”, ganha duas versões: a eletro-brasileira “O Mundo Gira Sem Parar (Maracatu Brasil Mix)” produzida pelo baterista, compositor e produtor musical carioca Guto Goffi (Barão Vermelho), apoiado pela guitarra do gaúcho, Mimi Lessa. Já a segunda versão, “O Mundo Gira Sem Parar (Mão de Obra Mix)” é assinada pelo paulistano Guilherme Lopes.

A música carro-chefe do projeto “Todo Mundo Pro Mundo, ganhou videoclipe gravado na Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, produzido e dirigido pela Mutante Produções, e dois remixes novos. A versão house “Todo Mundo Pro Mundo (Mau Mau House Mix)”, produzido pelo DJ Mau Mau em parceria com o produtor Franco Junior e a versão urbana e contemporânea de “Todo Mundo Pro Mundo (Bojo Mix)”, pelo grupo de música eletrônica brasileira Bojo, formado por Mauricio Bussab e Fê Pinati.

A faixa “Cirandar (HZ Power Mix)”, ganha remix produzido por Hans Zeh e remete aos anos 80, empodeirada pelos timbres e samples contemporâneos. Já o remix “Conexão (Sorte Mix)” flerta com o dub e o psicodelismo tribal africano, produzida por Teo Ponciano em parceria com a própria Laura.

A música “Copy Paste”, que é a base do projeto e, ao mesmo tempo, uma homenagem explícita à Feira de Caruaru, ganha duas versões radicais. O remix “Copy Paste (Radio Zoo Mix)”, produzida pelo paulistano Mad Zoo, junta Laura com Dominguinhos, maracatu com batidas aceleradas e sanfona com plug-ins de delay e distorção. E a versão “Copy Paste (Adubada Mix)”, produzida pelo produtor e DJ pernambucano Buguinha Dub, tem sintonia fina e enérgica com a cultura regional nordestina e o universo da música eletrônica.

Encerra este volume dois a canção “Mundo Eletrorgânico”, única inédita do EP (escrita e musicada por Laura Finocchiaro) com arranjo pop-eletrônico, produzida pela própria Laura em parceria com o guitarrista e produtor musical paulistano Bruno Grandeza, com a força rítmica do percussionista e produtor musical João Parahyba.

No show, as canções ganham arranjos criados especialmente para a atmosfera intimista do Beco das Garrafas. O power trio formado por Tamara Janson (baixo), Rui (bateria) e Elir (guitarra) a acompanhará. “Este show é uma celebração à arte de se reinventar e nele apresento composições de várias épocas de minha trajetória musical. Com figurino produzido por Filomena Mancuzo, poesias inéditas do poeta Christovam Chevalier e da publicitária Leca Machado, recebo convidados muito especiais como Guto Goffi, baterista da eterna banda de pop rock, Barão Vermelho”, adianta ela.

Laura Finocchiaro

Gaúcha, Laura se ancorou em São Paulo durante três décadas. Desde que ingressou na cena pop paulistana, na década de 80, arrancou elogios da crítica musical por seu trabalho inovador. Suas composições já foram interpretadas por artistas como Elza Soares, Cazuza e Ney Matogrosso. Entre seus parceiros musicais, além do próprio Cazuza, estão Tom Zé, Vitor Martins, Glauco Matoso, Cassandra Rios e Caio Fernando Abreu.

Em 1991, foi considerada como a revelação nacional do Rock in Rio Il, em que fez a abertura da noite para os shows de Prince, Santana e Alceu Valença.

A partir da década de 90, passou a assinar também trilhas sonoras para moda (como as dos desfiles de nomes como Marcelo Sommer, Lino Villaventura, Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço), teatro e cinema. Nos últimos anos se dedicou também à direção musical de programas de TV como o reality show “Casa dos Artistas”, mostrando que é possível fazer trilhas musicais para um programa popular sem repetir fórmulas comerciais. Desde 1999, Laura vem atuando também como arte-educadora, cantando e tocando para as crianças/pacientes dentro de hospitais e, nos últimos anos, vem viajando pela sonoridade dos mares nordestinos. Desde 2014 aportou no Rio de Janeiro com sua produtora de áudio e selo Sorte Produções.

Serviço

Show: EletrorgânicaLaura Finocchiaro

Local: Beco das Garrafas – Little Club (Rua Duvivier, 37 – Copacabana – Tels: 2543-2962 e 96800-8683 (celular das 14 às 18h)

Data: 01 de fevereiro, quarta-feira

Horário: 21h

Ingressos: R$ 40,00 (somente em dinheiro)

Classificação: 14 anos

Capacidade: 60 lugares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.