Jorginho do Pandeiro na série de depoimentos “Memória viva carioca”, dia 16 de julho, na Casa do Choro 

Jorginho do Pandeiro (foto: Celso Silva)
Jorginho do Pandeiro (foto: Celso Silva)

Jorge José da Silva, o Jorginho do Pandeiro, 86 anos, é o próximo artista a participar da série de depoimentos “Memória viva carioca”, da Casa do Choro, no dia 16 de julho, sábado, às 11h. Um dos mais expressivos nomes do choro, o pandeirista toca desde os 7 anos e começou sua carreira profissional aos 14. Trabalhou ao lado de Jacob do Bandolim, integrou o conjunto Época de Ouro e foi produtor musical de grandes estrelas como Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Chico Buarque e Marisa Monte.

O projeto “Memória viva carioca” é desenvolvido pelo Instituto Casa do Choro com patrocínio da Petrobras e tem como objetivo promover a preservação da memória da música brasileira, registrando em áudio e vídeo os depoimentos de grandes artistas. Os encontros são abertos ao público com entrada franca. Hermínio Bello de Carvalho, Cristovão Bastos, Déo Rian e Wilson das Neves já participaram. Zé da Velha, Isaías Bueno e Henrique Annes são os próximos convidados. O material será disponibilizado na internet e também no Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim, na Casa do Choro.

O time de entrevistadores do dia será composto pelo jornalista, poeta e letrista Cristiano Menezes, e pelos pandeiristas Celsinho Silva, filho de Jorginho, e Gabriel Leite, representando a nova geração. O músico, jornalista e pesquisador Pedro Paulo Malta conduz os trabalhos com a leitura da biografia do entrevistado, deixando o caminho livre para um verdadeiro “papo de músico” focado nos detalhes, curiosidades e bastidores da história da música brasileira. 

A Casa do Choro, centro de referência ao mais antigo gênero musical brasileiro, funciona de segunda a sábado com farta programação musical, centro de memória, cursos e a exposição permanente “Imagem Recitativa” com obras dos artistas plásticos Ciro Fernandes e Renato Amorim, também patrocinada pela Petrobras.

Serviço

Memória Viva Carioca 
Depoimento do músico Jorginho do Pandeiro
Dia 16 de julho, sábado, 11h
Casa do Choro
Rua da Carioca, 38 – Centro, Rio de Janeiro Tel.: (21) 2242-9947
Entrada franca
Capacidade do Auditório Radamés Gnattali: 100 lugares
Acessibilidade: Acesso para portadores de necessidades especiais