Jardim Botânico recebe Feira de Queijos Brasileiros

Evento terá a presença de produtores de diversas regiões e peças premiadas

Cave de queijos (foto: Bella Cardim)
Cave de queijos (foto: Bella Cardim)

Nos dias 8 e 9 de julho, uma inédita feira de queijos artesanais brasileiros reunirá produtores de diferentes regiões do país, em barraquinhas montadas na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico. Organizado pela Casa Carandaí, em parceria com a Queijo Com Prosa, o evento será uma ótima oportunidade para os apaixonados por queijos encontrarem exemplares que estarão pela primeira vez disponíveis no mercado carioca, além de peças que receberam prêmios em concursos internacionais. Todos oferecidos pessoalmente por quem produz, o que pode render ótimas conversas para saber mais sobre a produção dos queijos nacionais produzidos artesanalmente. 

A Feira de Queijos Brasileiros contará, por exemplo, com a presença Fazenda Caxambu (MG), que trará pela primeira vez ao Rio de Janeiro seu premiado Queijo Senzala, vencedor da medalha Super Ouro no Mondial Du Fromage 2017, realizado em Tours, na França. Feito com leite de vaca cru, passa por uma cura de 20 a 24 meses, tem sabor levemente picante e apresenta textura firme e leve cremosidade. Outro destaque será a Fazenda Capela Velha (MG), que vai apresentar seu Queijo Canastra que ganhou a medalha de prata nesse mesmo mundial da França. Já a Fazenda Atalaia (SP) vai oferecer seu Queijo Tulha, medalha de Ouro no concurso World Cheese Awards 2016, realizado na Espanha, entre outros produtos. Outros queijos inéditos no mercado carioca serão os Canastra tradicional e Merendeiro da Fazenda Roça da Cidade (MG).

Para quem gosta de leite de cabra, o Capril Rancho das Vertentes (MG) vai marcar presença com os queijos Terruá das Vertentes, Camponês, Frescal, Boursin com tomate seco, Boursin com ervas e Meia cura de leite pasteurizado. Também participam do evento a Orolatte (ES) e a Quinta da Pena (RJ).

A feira será montada em frente à Casa Carandaí, no número 165 da Rua Lopes Quintas, das 10h às 17h, e faz parte do Festival de Queijos Brasileiros que o empório vai promover entre 8 de julho a 8 de agosto, com diversas atividades para divulgar os queijos artesanais brasileiros.

SERVIÇO:

Feira de Queijos Brasileiros
Data: Dias 8 e 9 de julho, das 10h às 17h.
Local: Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico (em frente à Casa Carandaí).