Inscrições abertas para Festival Visões Periféricas 2017

O Festival Visões Periféricas está com as inscrições abertas até 16 de abril de 2017 no site www.visoesperifericas.org.br.  Ele irá acontecer entre os dias 04 e 11 de setembro. Ao longo de seus dez anos ininterruptos o Festival estimulou o surgimento, crescimento e conexão de projetos de produção e difusão audiovisual espalhados pelo Rio de Janeiro e estados do país. Projetos que promovem uma formação técnica e estética de indivíduos e coletivos nas periferias brasileiras e ampliam o espectro de visões do público em geral sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Sendo um projeto pioneiro e atualmente único no país e na cidade, o festival possui um papel importante no cenário nacional e local para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual.

Hoje o Visões Periféricas integra a seguintes mostras competitivas em caráter permanente: Visorama (filmes produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual de todo o país); Fronteiras Imaginárias (filmes produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual de diferentes estados do Brasil); Cinema da Gema (panorama de filmes realizados por diretores cariocas e fluminenses); Tudojuntoemisturado (filmes de até 5 minutos exibidos e votados exclusivamente na internet). O festival também possui uma mostra informativa, a Panorâmica (filmes com duração de pelo menos 40 minutos).

Mais de 1000 filmes foram exibidos e um público de mais de 15 mil pessoas já passaram pelo festival desde sua primeira edição em 2007. Nomes da nova geração do cinema brasileiro como Luciano Vidigal, Caví Borges, Allan Ribeiro e Aly Muritiba tiveram seus filmes exibidos no evento.

O evento é realizado anualmente pela Imaginário Digital, associação cultural certificada como OSCIP, que atua na área de Educação e Novas Mídias.