20.5 C
New York
junho 26, 2019
Notícias

ID_BR realiza Prêmio Sim à Igualdade Racial 2019 em maio

Premiação destaca nomes e iniciativas de promoção da igualdade racial no Brasil

O último censo disponibilizado pelo IBGE mostra que mais de 110 milhões de brasileiros (54,9% da população) são negros. O nível de desemprego é maior entre os negros, atingindo mais de 60% desta parcela da população. A desigualdade racial, a falta de oportunidades e o cenário socioeconômico brasileiro revelam essa realidade. Ainda há um caminho a seguir, mas a verdade é que empresas, nomes e iniciativas estão buscando acelerar a promoção da igualdade racial. O Prêmio Sim À Igualdade Racial 2019, do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) quer destacar quem tem feito a diferença. 

No dia 14 de maio, o evento destaca os principais nomes e iniciativas que atuam em prol da igualdade racial no Brasil no hotel Copacabana Palace – Rio de Janeiro. O instituto fundado pela publicitária Luana Génot, em 2016, nasceu para acelerar a promoção da igualdade racial principalmente no mercado de trabalho. Para isso, a organização sem fins lucrativos acredita que é imprescindível destacar os principais agentes de mudança que são exemplos de engajamento, comprometimento e influência, em categorias divididas entre os pilares de Educação, Empregabilidade e Cultura. A premiação acontece durante o jantar beneficente do ID_BR que reúne celebridades e executivos de grandes empresas e visa arrecadar fundos para programas e ações do Instituto. No último ano, foram arrecadados cerca de meio milhão de reais. 

“Através do Prêmio Sim à Igualdade Racial temos a intenção de multiplicar as práticas essenciais para o desenvolvimento do Brasil e reparação das desigualdades”, explica Luana. “Esperamos sensibilizar as pessoas para gerar mudanças reais na atitude delas, resultando numa transformação no mercado de trabalho”, completa. 

A diretora executiva do ID_BR faz um balanço, comparando o contexto do primeiro prêmio com a edição deste ano: “Conseguimos mapear melhor as iniciativas fora do eixo Rio-SP, mas à respeito das empresas, muitas seguem sem tratar a questão, algumas fazem um recorte geral, e pouquíssimas possuem um olhar específico para o tema”, elucida. 

Segundo Luana este já é o maior prêmio feito sobre a temática racial na América Latina, seja por número de empresas patrocinadoras, participantes e atrações. Para 2019, foi criada a categoria Destaque Publicitário e a Representatividade em Novos Formatos foi aberta para voto popular, que já conta com mais de 4 mil votos. Link votação http://simaigualdaderacial.com.br/site/?page_id=2109

A apresentação do prêmio deste ano fica a cargo da atriz Adriana Lessa e a noite conta com roteiro de Elísio Lopes Júnior e direção de Zebrinha. O cantor Gilberto Gil e a bailarina do Dance Theater of Harlem Ingrid Silva estão confirmados como atrações culturais. Já o jantar será assinado por David Mansaud, o chef executivo do Copacabana Palace. Nomes como Regina Casé e Bruno Gagliasso estão confirmados, além de um time de mais de 20 anfitriões que são CEOs e executivos de grandes empresas. São esperadas cerca de 400 pessoas para a grande noite. Os vencedores levam para casa a estatueta “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, que retrata um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo e foi criada exclusivamente para a premiação.

Prêmio Sim À Igualdade Racial 2019

Data: 14 de maio de 2019, 19h 

Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana
Site e Ingressos: http://simaigualdaderacial.com.br/jantar/

Instagram: @id_br – Facebook: /salveidbr 

Credenciamento e informações para imprensa – Rebento Comunicação

Giulia Amendola – giulia@rebentocomunicacao.com – (21) 98859-3869

Paulo Mac Culloch – paulo@rebentocomunicacao.com – (21) 99102-1039  

Indicados – Prêmio Sim À Igualdade Racial 2019

Cultura

Conselho Julgador: Regina Casé (Atriz e Apresentadora), Maria Gal (Atriz), Silvia Nascimento (Jornalista), Zé Ricardo (Curador Rock In Rio) e Joca Guanaes (Publicitário)

Arte em movimento

– Tia Maria do Jongo

– Fabrício Boliveira 

– Djonga 

Raça em pauta

– Cecília Oliveira

– Flávia Oliveira

– Maurício Pestana

Destaque publicitário

– Campanha Penteado da Vivo (Africa)

– Campanha Afrofuturo da Avon (JWT)

– Campanha Leia para uma criança do Itaú (DPZ&T) 

Representatividade em novos formatos

– AD Junior

– Tia Má

– Yuri Marçal

– Ana Paula Xongani

ganhador definido por voto popular. link de votação 

http://simaigualdaderacial.com.br/site/?page_id=2109

Educação

Conselho Julgador: Thula Pires (Doutora Em Direito), Bia Santos (Ceo Barkus Educacional), Eduardo Santos (Ceo Ef Education First), Denis Mizne (Ceo Fundação Lemann), Alexsandro Santos (Especialista Em Educação Instituto Unibanco)

Educação e oportunidades

  • Escola Afro-brasileira Maria Felipa
  • Afroativos 
  • Uneafro

Inspiração

– Maju Coutinho
– Lázaro Ramos
– Daiane Dos Santos

Intelectualidade negra

– Kabengele Munanga

– Sueli Carneiro

– Sonia Guimarães

Empregabilidade

Conselho Julgador: Leizer Pereira (Diretor Executivo Empodera!), Oscar Decotelli (Ceo Dxa Investments), Patrícia Santos (Ceo Empregueafro), Rachel Maia (Ceo Lacoste Brasil) e Taciana Abreu (Head De Marketing Farm Rio)

Trajetória empreendedora:

  • Camila Farani
  • João Diamante
  • Vagner Amaro

Liderança negra:

  • Maurício Rodrigues
  • Roberta Anchieta
  • Longinus Timochenco

Comprometimento Racial:

  • Afrogooglers 
  • Respeito Dá o Tom
  • BayAfro

ID_BR + GPTWs Destaque Étnico-Raciais:

  • Banco Bradesco s.a.
  • Kordsa Brasil s.a
  • Thoughtworks Brasil Software ltda

 

Posts relacionados

Roberto Marttini recebe o prêmio Mio Vacite por promover a causa cigana

Redação

Belmond Copacabana Palace entra no clima de pré-Carnaval com a 3ª edição do Bloco do Copa

Redação

Luan Estilizado anuncia EP Junino com regravações de grandes nomes do Forró

Redação

Joana Castanheira lança primeiro show autoral em Copacabana

Redação

On Tap Pub transmite primeiro episódio de GOT

Redação

Feijoada vermelha e branca no Berço do Samba com Estácio de Sá e Salgueiro

Redação

Deixe um comentário