Guto Neto lança o documentário Semear Estrelas no Centro Cultural da Justiça Federal

O diretor Guto Neto lança no dia 24 de novembro, às 18h, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, o longa documentário  Semear Estrelas. O filme será exibido também nos dias 25 e 26, sempre às 18h. Toda a arrecadação será destinada às ações e projetos da Escola Espírita Joana de Angelis que, há 40 anos, se mantém por doações, atendendo aos alunos em horário integral e oferecendo todas as refeições. 

Semear Estrelas narra o cotidiano da Escola Espírita Joana de Angelis,  erguida em 1975, na comunidade de Santa Amélia, em Engenheiro Pedreira, na Baixada Fluminense. “A iniciativa foi do casal de alagoanos Terezinha Oliveira e Lula. Eles conseguiram concretizar a pedagogia do afeto, permeada pela filosofia que busca justificar a vida humana como o segredo da comunhão e do compartilhamento de sentimentos e saberes”, explica Guto Neto.

A Escola Espírita Joana de Angelis é uma instituição amplamente democrática, acolhedora e devotada ao princípio de que a educação transforma quando privilegia e respeita a integralidade do ser que se constitui em corpo, mente e espírito. “O documentário foi filmado sob uma perspectiva essencialmente observacional. Após a primeira montagem, em 2014, busquei uma reflexão continuada sobre a forma do filme e decidi aguardar que a sabedoria do tempo evocasse o retorno ao documentário. Foi quando eu decidi reencontrar a comunidade de Santa Amélia, o projeto de Terezinha Oliveira e voltar a filmar e remontar o filme, em busca de uma voz que libertasse o vigor autoral”, conta o diretor.

Semear Estrelas foi filmado, dirigido e montado pelo diretor Guto Neto entre 2010 e 2013, contou com a captação de som direto de Jorge Cabide, argumento de Mario Donner e trilha original de Aline Lessa.

Guto Neto
Guto Neto é produtor audiovisual com ênfase no gênero Documentário, criador e diretor executivo da produtora independente Ideia de Jerico.Doc. Além de “Semear Estrelas”, Guto esteve à frente dos curtas “Papéis Invertidos”, “Tem Gente na Feira de São Cristovão”, “Eco 92”, “Ciclovia da Vida” e “Beatriz, Música e Poesia”. Guto Neto está em fase de produção do longa “Céu de Basquiat” e na etapa de pré-produção do curta “FisioHumano”. Titular dos cursos de Cinema e Audiovisual e Rádio, Tv e Internet, do qual é o Coordenador, na FACHA, Guto também coordena toda a área laboratorial reunida no Centro de Produção e Pesquisa. É graduado em jornalismo e Pós-Graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas.

Serviço

Exibição do longa documentário Semear Estrelas
Local: Centro Cultural da Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, teatro)
Datas e horários: dias 24, 25 e 26, às 18h
Entrada:R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.