Grupo Off-Sina promove atividades em dose tripla no RIo

Traquinagens em Traquitanas
Traquinagens em Traquitanas

No sábado, 29, às 11 horas, o Unicirco Marcos Frota recebe a Eslipa com 23 artistas de vários países. Já no Largo do Machado, às 16 horas, o grupo A Turma do Biribinha apresenta o espetáculo “Traquinagens em Traquitanas” com Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Em seguida, às 18 horas é a vez da Roda de Palhaças com As Rainhas do Riso.

O GRUPO OFF-SINA promove no sábado (29/04), às 11h, no Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista, apresentação do espetáculo “DE TUDO UM POUCO” com 23 artistas em formação da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) e direção de Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. O público poderá conferir diferentes performances da arte da palhaçaria.

“DE TUDO UM POUCO” envolverá cortejo, banda de palhaços e espetáculo, para mostrar ao público o resultado do trabalho desenvolvido na sala de ensaio durante a semana, com o Mestre Biribinha, uma espécie de artista “pau pra toda a obra”, referência na arte circense nacional pela qualidade do seu trabalho adquirido por gerações e um dos poucos palhaços de formação tradicional em atividade no país.

Na parte da tarde, às 16 horas, é a vez do grupo ocupar o Largo do Machado e apresentar “Traquinagens em Traquitanas”, espetáculo do Mestre Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dividindo o picadeiro com o expectador, Biribinha se utiliza das traquitanas para tornar mais divertidas as suas traquinagens. 

Ele mostra ao público a força do ridículo que é tão verdadeiro e inerente ao palhaço.  
Com o sangue do palhaço pulsando forte, através das cores, do ridículo, das perdas e das verdades, mostra que apesar das derrotas, a vitória vem ao final.

Em seguida, às 18 horas, é a vez da Roda de Palhaças com AS RAINHAS DO RISO, Lilian Moraes (Palhaça Currupita), Glaucy Fragoso (Palhaça Chica), Nathalia Cantarino (Palhaça Vitória Régia), Letícia Lisboa (Palhaça Neca de Catibiriba), Rafaela Azevedo (Palhaça Francisquinha), entre outras mulheres palhaças.

As apresentações tem ENTRADA FRANCA. 

 Sobre o OFF-SINA e a ESLIPA:
Conhecido pelas ocupações culturais na cidade, o GRUPO OFF-SINA é uma companhia de circo-teatro de rua, fundada em 1987, que desenvolve um trabalho de pesquisa continuada sobre o teatro popular e a arte do riso, pautados na dramaturgia do palhaço e na sua comicidade, através da criação de novas cenas, do resgate de entradas, gag’s e reprises e da encenação de comédias de picadeiro pela tradição oral circense.

A ESLIPA traz como proposta uma metodologia fundamentada na construção colaborativa de novos conhecimentos e troca de saberes. Com foco na qualificação e no aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diversos espaços cênicos e a formação de novos artistas, são realizadas oficinas integradas e complementares de palhaçaria, mímica, acrobacia, voz, instrumentos musicais, magia cômica, maquiagem, figurino, quedas e cascatas, perna de pau, manipulação de objetos, malabares e história do circo. 

Atividades:

Eslipa – Escola Livre de Palhaços

Espetáculo: “De tudo um pouco”, direção de Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha.

Local:  Unicirco Marcos Frota – Quinta da Boa Vista
Data: 29 de abril
Horário: 11h
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA

Ocupação Cultural Largo do Machado

Espetáculo: “Traquinagens em Traquitanas”, com Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha.
Local: Largo do Machado
Dia: 29 de abril
Horário: 16 horas
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA

Roda de Palhaças com as RAINHAS DO RISO

Local:  Largo do Machado
Data: 29 de abril
Horário: 18h
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA

Ficha Técnica
Coordenação de Projeto: Richard Riguetti
Coordenação de Produção: Lilian Moraes
Realização: GRUPO OFF-SINA