21.6 C
New York
junho 18, 2019
Notícias

Grupo Cataratas e Projeta Rio farão ação inédita para Réveillon no Cristo Redentor

Estátua terá efeito de movimentação para enviar mensagens de paz e de conscientização pelo Meio ambiente. A ação poderá ser vista de vários bairros da cidade

Ele é o símbolo de um país e mostrará uma nova face ao mundo. Nos primeiros minutos de 2019, cariocas e turistas poderão ver o rosto humanizado da estátua do Cristo Redentor, que sairá da condição de pedra “quase como um apelo de paz e união” e fará uma rotação em 180 graus onde irá olhar para os bairros que ficam em suas costas para voltar para frente e enviar uma mensagem, em linguagem de sinais (Libras), para os brasileiros. O efeito de luz, som e tecnologia — que será mostrado pela primeira vez no Réveillon — poderá ser visto das comunidades do entorno e também de um telão na Praia de Copacabana, que receberá este material como forma de boas vindas para 2019. 
 
O efeito no Cristo Redentor será feito pelo Projeta Rio, criado pela Touchers Transmídia, uma empresa que trabalha com projetos de calendário da cidade do Rio, sempre pensando em soluções sustentáveis e integradoras para o melhor resultado destes projetos e de todos os envolvidos. A base do Projeta Rio é qualificar jovens em comunidades, ensinando uma técnica que envolve arte e tecnologia. E é a primeira vez que está sendo ofertado este tipo de curso em comunidades da cidade. O Grupo Cataratas – concessionária responsável pela gestão de visitação no Parque Nacional da Tijuca, onde se encontra o monumento do Cristo Redentor – tem uma operação no entorno de muitas comunidades e o interesse na qualificação destes jovens participantes do Projeta Rio. A ideia é que possa aproveita- los como mão-de-obra parceira em projetos de arte e tecnologia, desenvolvidos também em outras atrações do Grupo, como o AquaRio e o Riozoo. 
 
Além do efeito inédito de rotação da estátua — com imagens nas partes frontal e posterior — haverá outras projeções mapeadas criadas por estes jovens que participam das oficinas e que desenvolveram um roteiro a partir do olhar deles dentro da comunidade para o mundo. A obra artística em videomapping será apresentada por VJS renomados internacionalmente e mostrará imagens deslumbrantes da cidade maravilhosa para o mundo. 
  
“Ser parceiro do Projeta Rio nesta iniciativa do Réveillon do Rio vai de acordo com que o Grupo Cataratas acredita como legado positivo para a sociedade. Ao investirmos nos jovens de comunidade cariocas, criamos uma experiência transformadora para eles também. Além disso, ajudamos na promoção dos parques nacionais junto à população. É preciso conhecer para conservar”, enfatiza Fernando Sousa, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.
  
Além de apoiadora do Projeta Rio, a concessionário é patrocinadora da ação de Réveillon no Cristo Redentor, junto com a Epson, que lançou no Brasil os projetores a laser que tem todos os certificados de sustentabilidade estando alinhado com as premissas do Grupo Cataratas;  através da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura). 
  
Grupo Cataratas
O Grupo Cataratas, principal concessionária de serviços voltados ao turismo sustentável e que atua na gestão de visitação dos principais ativos naturais do país, como Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Fernando de Noronha, Consórcio Paineiras-Corcovado (transporte nas vans oficiais para o Cristo Redentor e operação do Centro de Visitantes Paineiras), Aquário Marinho do Rio de Janeiro e Zoológico do Rio.

Projeta Rio
O Projeta Rio foi criado no início de 2018 como uma ação cultural de inclusão digital, realizando oficinas de videomapping para jovens das comunidades da Rocinha, do Vidigal e do Santa Marta. Foram ministradas 40 horas de aulas que iniciaram dezenas de jovens na criação e realização de projeções mapeadas. A dinâmica das oficinas incluiu experimentações analógicas e digitais em arte e prática com softwares especializados.

Posts relacionados

Via Brasil Shopping apresenta #NatalMusical em dezembro

Redação

Feiras de artesanato cariocas se unem e apresentam oportunidades para o pequeno artesão e consumidor final

Redação

Netto Moreira é escolhido para ser gerente geral do primeiro Fairmont na América do Sul

Redação

Casa Bossa recebe Festa MAIS dia 27 de abril

Redação

Técnica europeia de pigmentação de metais desperta atenção no mercado brasileiro de joias

Redação

Arraiá do Fashion Mall apresenta atrações inéditas para a edição 2019 [Adiado]

Redação

Deixe um comentário