26 C
Rio de Janeiro
novembro 12, 2018
Exposição

Grafite toma conta de Galeria de Arte em novo espaço no Bangu Shopping

O Bangu Shopping oferece aos seus clientes um novo espaço totalmente dedicado para fomentar a cultura e atrair apaixonados pela arte. A Galeria Bangu com curadoria de Léo Shun e Lorena Crist apresenta a exposição Difusão do Imaginário com 21 obras inéditas do artista plástico e grafiteiro Léo Shun, morador do bairro. A mostra exalta a arte urbana e abrange técnicas do grafite em painéis, telas e esculturas. 

A exposição divide com o público as experiências do artista Léo Shun que expressam histórias de vida e passam pela conexão da realidade com o imaginário, representando as relações essenciais do ser humano, através de pinturas e esculturas. A mostra é um convite para o público conhecer a arte do grafite e revelar o imaginário com a proposta de entender as emoções que a vida proporciona.

As obras têm características abstratas, com personagens e palavras usando traços livres e respingos que formam figuras únicas, inspirando o imaginário de quem visita a exposição. O artista retrata a nudez de forma pura e revela os sentimentos de seus personagens criando um grande contraste com o mundo moderno. Tendências do surrealismo também são encontrados em suas obras, onde castelos, gaiolas, casas e outros elementos compõem os seus personagens.

— A arte é um mundo sem fim onde tudo é possível. Vai muito além da visão do artista, o que permite que cada pessoa se relacione com ela de um jeito íntimo e pessoal, iluminando sentimentos e pensamentos de cada indivíduo. Para mim, apreciar uma obra é entender todo o seu contexto e questionar a própria arte com o que ela quer dizer e como ela nasceu — explica o artista plástico Léo Shun.

A entrada é gratuita e a exposição fica até o dia 30 de outubro no 1º piso, ao lado do Outback. O espaço fica aberto todos os dias durante o horário de funcionamento do shopping.

— Acreditamos que a arte, em suas diversas formas de expressão, pode transformar. A Galeria Bangu by Léo Shun é um lugar que abre espaço para o grafite, arte de rua, e valoriza o talento dos artistas da região, como é o caso do Shun — afirma Monica Freitas, Gerente de Marketing do Bangu Shopping.

Aderindo a campanha do Outubro Rosa, o artista ainda preparou um desenho para lembrar sobre a importância da conscientização e enaltecer a coragem das mulheres. Sua característica artística de escrever em seus desenhos, reproduz a palavra “vida” na cor rosa desenhada na personagem, o que mostra a capacidade da mulher em gerar vidas.

O artista
Leonardo dos Santos nasceu no centro do Rio e é morador de Bangu. Ele é conhecido profissionalmente como Léo Shun, o artista brasileiro multifacetado. Grafiteiro, pintor, ator, autor e escritor, tem a felicidade como tema central de suas obras. Ele busca expressar a realidade que é sentida, mas não vista, entrelaçando o real com o imaginário no campo dos sentimentos e das relações humanas a partir de um ponto de vista onde o espiritual se une com o físico de forma natural e se manifesta no relacionamento do ser humano com Deus, consigo, com as pessoas e com a natureza. 

Shun começou a desenhar de maneira despretensiosa e criava personagens que expressavam seus sentimentos de maneira intuitiva. No início, era pichador e por muitas vezes se viu refém de um vício e passou por várias situações de risco. Depois de passar por uma experiência espiritual, mudou a maneira de pensar e estreitou ainda mais a sua relação com a arte.

Léo Shun também é conhecido por criar a técnica Persona, que é a identificação do artista através de um símbolo. O personagem de Shun é chamado Half, um cachorrinho que diferencia o artista. Este estilo ganhou fãs e adeptos de arte urbana e inspira jovens pichadores a migrarem para o grafite com estímulo à criação de novos personagens.

Serviço: Galeria Bangu by Léo Shun
Data: até o dia 30/10
Horário: funcionamento do shopping
Local: Ao lado do Outback
Entrada gratuita

Posts relacionados

Galeria Simone Cadinelli inaugura exposição “Colapsos”

Redação

Galeria de Arte Solar inaugura a exposição ‘Brincando’

Redação

Exposição ‘Preto Branco’ no Espaço Furnas Cultural

Redação

Deixe um comentário