24.7 C
Rio de Janeiro
outubro 20, 2018
Livros

Gonçalo Tavares no Brasil

Gonçalo Tavares, um dos mais respeitáveis talentos da literatura internacional, vem ao Brasil para conduzir, de 24 a 29 de agosto, seis mini-oficinas no Instituto Estação das Letras, no Rio de Janeiro.

O objetivo desses workshops é exercitar a imaginação e o domínio técnico do trabalho com a escrita de um dos mais premiados escritores atuais: José Saramago certa vez afirmou que “há um antes e um depois de Gonçalo M. Tavares” e se disse convencido de que o português será Prêmio Nobel em menos de 30 anos. Já Alberto Manguel colocou Gonçalo M. Tavares como um grande nome da nova geração, tal qual Portugal teve um dia Fernando Pessoa e Eça de Queiróz.

De Escrita e Imaginação, passando por Estilos de Escrita e Oficina Prática de Textos  à Oficina de Micro-Histórias, os participantes vão encontrar as abordagens inusitadas do escritor em uma nova forma de ler, escrever e viver literatura.

As aulas acontecem na sede do Instituto Estação das Letras, na Marquês de Abrantes, 177, Flamengo, e fazem parte da programação do segundo semestre do IEL, que conta com cursos sobre gêneros literários e formação e atualização em mercado editorial.

As inscrições e informações acontecem pelo estacaodasletras@estacaodasletras.com.br e 21 3237-3947 e a íntegra sobre as oficinas estão em encurtador.com.br/kopvD .

Programa

– Sexta, 24/8, das 14h30 às 17h30: Oficina de Escrita e Imaginação – a partir do livro O Senhor Valéry de Gonçalo M. Tavares

Serão feitos exercícios práticos de aplicação de alguns conceitos, em redor da linguagem e da imaginação.

-Sexta, 24/8, das 17h30 às 20h30: Literatura e Estilos de Escrita

Curso com exercícios práticos e abordagem de algumas questões teóricas. Literatura e os diferentes estilos. Exemplos do estilo de alguns escritores fundamentais da literatura tais como Italo Calvino, Proust, Kafka, Joyce.

– Sábado, 25/8, das 10h às 13h: Literatura e estilos de escrita sobre importantes escritores

Curso com exercícios práticos de escrita e abordagem de algumas questões teóricas. Literatura e os diferentes estilos.

 – Sábado, 25/8, das 14h às 17h: Amor e Literatura

Oficina de leitura e exercício prático de escrita, a partir do livro Fragmentos de um discurso amoroso de Roland Barthes.

-Segunda-feira, 27/8, das  14 às 17h: Escrita e Micro-histórias

Curso com exercícios práticos e desenvolvimento de alguns conceitos teóricos. A partir de algumas micro-histórias serão feitos exercícios em redor da ideia da narrativa rápida e da centralidade da frase.

Quarta-feira, 29/8, das 14h às 17h: Oficina prática a partir de Perguntas – Literatura, artes, tecnologia, ritmo e beleza

Debate, reflexão e exercícios de escrita a partir de perguntas sobre literatura.

O IEL e a Estação das Letras

O Instituto é um desdobramento da história da Estação das Letras e seus mais de quatro mil eventos, cursos e oficinas realizados ao longo de mais de duas décadas de atuação, com programações culturais e oficinas de criação literária em gêneros diversos  bem como formação de mão de obra para o mercado editorial .

O IEL funciona com um colegiado de alunos, professores e escritores e tem a finalidade de ampliar projetos que já existiram, como Rodas de Leitura; Caravana de Escritores; Estação Pensamento e Arte, além de implantar ações para promover o desenvolvimento artístico e educacional com o apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura sempre disseminando a leitura e a escrita.

Posts relacionados

No dia do livro, catálogos de arte serão “esquecidos” no CCBB

Redação

Flip 2018: Casa Libre & Nuvem de Livros debate ‘Leitura, gesto político’

Redação

Celebre o Dia do Bacon com sanduíches especiais

Redação

Deixe um comentário