22.5 C
Rio de Janeiro
novembro 17, 2018
Notícias

Gastronomia educativa comemora 10 anos com evento na Cadeg

O evento irá contará com a presença dos Chefs Thiago Gatto, participante do Masterchef 2018, e Rodrigo Sardinha, do Gastromotiva. 

Engana-se quem pensa que cozinhar é uma atividade apenas de adultos. Prova disso é que a oficina de Gastronomia Educativa completa, em 2018, 10 anos de muito trabalho e milhares de vidas transformadas.  E, pra comemorar a data, a Associação Beneficente São Martinho realiza, no próximo dia 19 de outubro, um evento na CADEG, em Benfica, onde as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto terão a oportunidade de colocar a mão na massa e mostrar tudo o que aprenderam.

A iniciativa está presente no projeto desde o ano de 2009, a partir de parceria com o SESC Banco Rio de Alimentos, e surgiu através de uma demanda dos beneficiários que pediam para suas mães o mesmo lanche que era oferecido nas aulas. Atualmente, a oficina de Gastronomia Educativa atende crianças e adolescentes, de seis a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivo ensinar aos participantes a aproveitar todas as partes do alimento, inclusive àquelas que geralmente vão para o lixo, como as cascas, talos, polpas e sementes, fomentar atividade de culinária alternativa como possibilidade de geração de renda para as mães e mulheres da comunidade, além de introduzir para nossas crianças jovens não só uma alimentação de qualidade, mas uma nova cultura, um novo estilo de vida.

Na ocasião, haverá degustação de comidas preparadas pelos beneficiários, distribuição de livretos com receitas e gincana gastronômica com crianças e adolescentes. Uma banca de jurados formada pelos Chefs Thiago Gatto, participante do Masterchef 2018, Rodrigo Sardinha, do Gastromotiva, além de Maria Aparecida Pessoa, do SESC/Mesa Brasil, Edy Angelo, mãe representante e da jovem Camila Motta, será responsável por eleger os melhores pratos.

São Martinho
Com mais de três décadas de existência, a Associação Beneficente São Martinho é referência na transformação de vidas. É uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, entre seis e 24 anos de idade, em situação de rua ou residentes em comunidades e ocupações urbanas. A Instituição atende uma média de 2 000 jovens, no Rio de Janeiro.

Nas unidades socioeducativas, localizadas nos bairros da Lapa e Vicente de Carvalho, os beneficiários têm acesso a atividades educativas, culturais, esportivas e de profissionalização no contraturno escolar. Além de acompanhamento realizado por equipe de pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e advogados.

Para mais informações, visite http://www.saomartinho.org.br/

Serviço:

10 anos da oficina de Gastronomia Educativa – Associação Beneficente São Martinho

Dia: 19 de outubro
Horário: 13h -17h
Local: CADEG

Posts relacionados

Dia Mundial da Gentileza | “Extraordinário” é o filme perfeito para assistir nesse dia especial

Alyson Fonseca

Feira de São Cristóvão comemora com bolo de 5 metros seus 73 anos de existência e 15 de pavilhão 

Redação

Doural CasaShopping recebe aula especial com o Chef José Maria 

Redação

Deixe um comentário