Garnizé: nova casa em Ipanema

Depois de dez anos no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, o Garnizé chega à Zona Sul, na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema. Na espaçosa casa de dois andares, as criações são preparadas na brasa, tanto os galetos, quanto a sua especialidade, o frango atropelado. Carro-chefe da casa, o frango atropelado é um corte de coxa, sobrecoxa e peito de frango desossado, que o experiente churrasqueiro Raimundo de Araújo aperfeiçoou com coberturas variadas. Além do simples, há outras oito opções: à francesa (coberto com cebola, presunto, ervilhas e molho branco), ao alho dourado e crocante, o tailandês (com tempero picante puxado no mel), aos 4 Queijos (coberto com provolone, gorgonzola, catupiry e mussarela), a parmegiana (com molho de tomate da casa, presunto e mussarela), a italiana (com molho de tomate da casa, tomate e manjericão) e o popeye (com creme de espinafre e mussarela). O cardápio oferece ainda opções de acompanhamentos clássicos, como farofa de (muito) ovo, arroz de brócolis, arroz maluco, batata portuguesa, polenta, entre outros.

Pela parede envidraçada é possível acompanhar a movimentação da cozinha comandada pelo chef Renato Queiroz, que está ao lado de Newson Fishmann, idealizador e um dos sócios do restaurante, há oito anos. Da brasa, saem também suculentos cortes de picanha e miolo da alcatra e a costela de tambaqui, peixe de água doce típico da Amazônia. Os pratos servidos na loja da Barra como sugestão do dia conquistaram espaço no cardápio da nova casa. O molho especial da casa, à base de iogurte e alho, incrementa boa parte dos pratos. De segunda a sexta, o almoço executivo oferece o Galeto Clássico e o Garnizé Atropelado, servido com dois acompanhamentos.

E não faltam opções para petiscar: bolinho de batata com queijo, croquetes, bolinho de bacalhau, coxinha de galinha e linguiça de pernil na brasa listam entre as sugestões para comer entre um chope e outro. Ou para acompanhar os drinques criados com exclusividade pela mixologista Jéssica Sanchez. Drinques como os refrescantes Olha o Mate (rum branco, folhas de hortelã, limão, xarope de framboesa com chá preto e chá mate gaseificado), o Brazilian Way (Cachaça, limão e chá de flor de hibisco) e o Tangerina (Gin, xarope de tangerina, limão, ginger ale artesanal e Angostura bitters) estão na carta. Clássicos ganharam releitura: tem o Aperol Sunset (gin, xarope de tangerina, aperol e limão), o Caju Amigo Julep (whiskey, compota de caju, folhas de hortelã, e limão) e o Gin Tônica, que lá ganha um toque especial com a adição de chá preto e casca de laranja.

Completam o cardápio saladas, omeletes e os sanduíches no pão árabe, como o Big Izaco e o Peitão, em homenagem ao primeiro estabelecimento de Newson, uma sanduicheria homônima que fez sucesso em Búzios nos anos 1980. O primeiro é recheado com filé de frango, molho Garnizé e batata palha, e o segundo de frango defumado com milho, cenoura, maça verde, batata palha e como especial.

Além do espaçoso salão, a varanda é um tanto convidativa para quem prefere um ambiente ao ar livre, na calçada, com toda a informalidade de um movimentado quarteirão da Zona Sul carioca. É lá também que está o bar que atende quem prefere se aventurar em uma rápida parada para um chope ou para levar seu prato para casa.

Garnizé – Rua Farme de Amoedo, 52 – Ipanema. Tel: (21) 2287-8173. Capacidade: 130 lugares. De segunda a domingo, das 12h à 0h. Cc: todos. Cd: todos. www.garnize.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.