11.6 C
New York
abril 26, 2019
Música

Garcia Gang

Garcia Gang - foto: Tháysa Barbosa
Garcia Gang - foto: Tháysa Barbosa

Aori Anaga, Ainá Garcia, Hodari, Aisha e Yaminah são os nomes que já sacodem a cena urbana nacional e a internet, e que agora se uniram para levar a arte e a ancestralidade africana através de uma salada de ritmos como o afrobeat, rap, r&b, funk e trap na festa “Garcia Gang”, que acontecerá na sexta-feira, dia 10 de Agosto, na Casa Ganjah na Lapa no Rio de Janeiro.

Para entender a importância dos cinco integrantes deste projeto artístico é preciso conhecer a origem desta família. Todos os artistas do quinteto são netos de um dos casais mais importantes para a cultura afrobrasileira: Lydia Garcia e Willy Mello. Lydia é carioca e foi a primeira professora de música da rede pública do Distrito Federal e Willy Mello, conhecido como OluMello, também, nasceu no Rio de Janeiro mas foi para Brasília em 1958, onde o artista plástico e desenhista de arquitetura, trabalhou com Oscar Niemeyer. Do fruto desta relação nasceram Kenya, Mali, Ialê, Kwame e Luena. Foi a partir daí que a família que já militava pelas causas dos afrobrasileiros iniciou uma dinastia de nomes africanos e as gerações que se sucederam acompanham a tradição. A valorização da cultura e da estética africana sempre fizeram parte da educação desta família, que serve de exemplo e de referência para tantos brasileiros.

O chamado a ancestralidade começou cedo para todos os integrantes deste quinteto musical. A primeira geração de netos dos Garcia começou com o Aori, 39 anos, conhecido também como MC Lapa, que foi um dos precursores da cultura HipHop na cidade do Rio de Janeiro e é tido como uma entidade do Rap nacional por suas músicas no Inumamos e por ter criado a lendária Batalha do Real, evento importante para o rap brasileiro, que abriu portas para diversos nomes como Emicida. Ainá Garcia, 35 anos, viveu a chegada do rap nas ruas cariocas durante a sua adolescência, fez parte do grupo intitulado “Anfetaminas” e recentemente lançou seu single “ BSNC” que mostra que as mulheres negras podem ser o que e quando quiserem. A geração seguinte começou com o músico e multi instrumentista Hodari, 27 anos, que nasceu em Brasília mas que absorveu muito conhecimento musical durante as suas férias no bairro boêmio da Lapa. Aisha, 20 anos e Yaminah, 21 anos, são DJ`s e dançarinas, ambas se destacam por apresentarem sets  repletos de músicas afrofuturistas em suas performances.

Leia também  Rita Benneditto - ‘Tecnomacumba – 15 anos de Festa e Fé’

A festa contará com a participação especial do rapper Akira Presidente – FA7HER, que se destaca no cenário musical principalmente para a nova geração de fãs deste estilo musical rap, por seu selo Pirâmide Perdida que tem lançado diversos nomes do segmento e por suas parcerias com Marcelo D2. O show na Lapa , bairro base da família na cidade, é o primeiro desta turnê que seguirá para Brasília, São Paulo e Salvador nos próximos meses.

Sobre os artistas:

Aori: https://g.co/kgs/5F9qkj
Ainá: https://www.youtube.com/watch?v=kd0uVc68QJY
Hodari:  https://www.youtube.com/watch?v=90L-W0RNqI8
https://www.youtube.com/watch?v=N3uMicN86jY
https://www.vice.com/pt_br/article/43pn5w/o-hodari-e-inevitavelmente-artista
https://twitter.com/MariliaMReal/status/1023995485084889093
Aisha e Yaminah: https://www.instagram.com/aishambikila/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/yaminaheixo/?hl=pt-br

Serviço:

Garcia Gang 

Atrações: Ainá / Aori / Hodari / Aisha / Yaminah
Participação especial: Akira Presidente
DJs convidados: Kenny/\ e M$E
Local: Garcia Gang – R. do Rezende, 82 – Centro, Rio de Janeiro.
Horário: A partir das 20 horas.
Ingressos: R$10,00 antecipado e após as 00h R$20,00.

Posts relacionados

Banda Gente traz sonoridade afrorock para o clipe colaborativo “Infância”

Redação

Nilze Carvalho comanda roda de samba “Chora Cavaco!” no Dumont Arte Bar, na Gávea

Redação

Show da Blitz no Circo Voador estará disponível na Internet

Redação

Música Extemporânea Brasileira lança o clipe “Invisível” em show, dia 29 de agosto, no Teatro Ipanema

Redação

Bebeto, o Rei dos Bailes

Redação

Carol Ferreira faz show na Casa da Gávea, Zona Sul do Rio, no dia 25 de outubro, e apresenta repertório do EP ‘Lado C’

Redação

Deixe um comentário