FLIST Terá Circuito Gastronômico e pratos inspirados no Nordeste e na África

A FLIST – Festa Literária de Santa Teresa, que acontece no próximo fim de semana, 14 e 15 de abril, no Parque das Ruínas, tem como uma de suas novidades o roteiro gastronômico, em parceria com a AMESANTA. Os restaurantes do bairro vão receber atividades ligadas à cultura e literatura e oferecer pratos com referências aos homenageados pelo evento: a ilustradora Ciça Fittipaldi, o escritor Guimarães Rosa e o ex-Presidente ad África do Sul, Nelson Mandela.

A FLIST é um evento gratuito! A programação começa no sábado, dia 14, às 10h, e segue até o fim da tarde de domingo, às 17h, com a apresentação do Bloco Superbacana, que apresentará os sucessos da Tropicália. Entre as atrações estão a diretora Bia Lessa e a nadadora Joanna Maranhão. Ao todo, serão 80 atrações entre palestras, apresentações, debates e tardes de autógrafos.

A FLIST contará, ainda, com um circuito gastronômico. Restaurantes, cafés e lojas como Alda Maria Doces Portugueses (Museu do Doce), Café do Alto, Espírito Santa, Maloca Carioca, Sobrenatural, Adega do Pimenta e Triba’s Pizza criaram pratos com referências aos  homenageados da 10ª edição do evento: a ilustradora Ciça Fittipaldi, o escritor Guimarães Rosa e Nelson Mandela, ex-Presidente da África do Sul e receberão atividades ligadas à cultura e literatura.

O Alda Maria Doces Portugueses (Rua Almirante Alexandrino, 1116),também conhecido como Museu do Doce, recebe no sábado, dia 14, às 15h, contadores de história do grupo Mosaicando Histórias. No mesmo dia, o Maloca Carioca (Rua Pascoal Carlos Magno, 1038) sedia um Sarau de Poesia com Escritores Cariocas Convidados. O Sobrenatural (Rua Almirante Alexandrino, 432) apresenta, às 15h, Contos e Poesias com as contadoras de histórias Cris Furtado e Tania Pessanha. O Café do Alto (Rua Pascoal Carlos Magno, 143) terá, no domingo, 15 de abril, Sarau com Literatura de Cordel do Nordeste com o escritor Jorge Pereira. O Triba’s Pizzas terá, às 15h, Uma História sobre veganismo com o contador de histórias José Matos.

Entre os pratos criados para o evento estão: o Joelho Grelhado com batatas coradas, do Adega do Pimenta e o Tributo a Guimarães Rosa, do Café do Alto, com Frango com Quiabo e Feijão Tropeiro. O Espírito Santa terá o Tributo a Nelson Mandela: Axé – Sinfonia de Comidinhas Afro-Brasileiras e o Homenagem à Ciça Fittipaldi, com o Cuia da Floresta (farofa de farinha de mandioca de Bragança-PA com nacos de peixe fresco e seco, banana pacovão e temperos da Floresta Amazônica). O Sobrenatural terá o Tributo a Nelson Mandela: Bobó de Camarão e o Triba’s Pizzas terá o Tributo à Madiba, como Nelson Mandela era carinhosamente chamado. Tributo à Madiba é uma releitura vegetariana do prato favorito do ex-Presidente sul-africano, o Bobotie: alho poró crocante com queijo da casa, aromatizado com raspas de limão siciliano, servido com nachos de massa de batata doce e linhaça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.