2.2 C
New York
fevereiro 23, 2019
Notícias

Firjan SESI apresenta a Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia

Quarta Turma (2018) - Por Diogo Liberano
Quarta Turma (2018) - Por Diogo Liberano

A Firjan SESI realiza a Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia, de 02 a 06 de outubro no Oi Futuro Flamengo, com entrada gratuita.

Projeto anual que acontece durante 10 meses através de encontros semanais junto a 14 autoras e autores para estudo e criação em dramaturgia, o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado pelo diretor e dramaturgo Diogo Liberano, apresenta em sua Segunda Semana ações artísticas a partir de 14 dramaturgias criadas durante as atividades de sua quarta turma (2018). Tais dramaturgias, inéditas, serão experimentadas e compartilhadas com o público por meio de 02 encenações teatrais, 04 leituras, 04 vídeo-leituras e 04 performances.  Além destas ações, a programação também contará com lançamento e venda de livros, conversas com artistas convidados e oficina de dramaturgia.

Na abertura desta nova edição, serão lançadas 03 dramaturgias criadas por autores da turma 2017 do Núcleo e que foram publicadas recentemente em parceria com a Editora Cobogó: “Rose” de Cecília Ripoll (indicada ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro na categoria Melhor Autora), “Escuta!” de Francisco Ohana e “O Enigma do Bom Dia” de Olga Almeida. Com a presença das autoras e do autor, será realizada uma conversa com o público presente visando compartilhar os seus processos criativos e também reflexões sobre a experiência de se publicar um texto teatral em livro.

O drama “Parto”, escrito por Isadora S. K. (autora da turma 2018), com direção de Mariah Valeiras e atuação de Laura Nielsen e Paula Furtado, abre a programação com os questionamentos de uma mulher grávida sobre as verdadeiras necessidades de se tornar mãe. Para essa mulher, o aborto se revela uma experiência contraditória: qual vida será interrompida? A sua própria ou a do bebê? Já em “Pedro”, dramaturgia escrita por Felipe Haiut (também autor da turma 2018), com direção de Andrêas Gatto, o ator Teo Pasquini interpreta um homem que reflete sobre a paternidade ao se deparar com a luta pela sobrevivência de seu filho recém-nascido.

Uma das novidades da Segunda Semana é a parceria com o MOSSA – Núcleo de Pesquisa em Performance, que a partir de 04 dramaturgias criadas por autoras e autores da turma 2018 – “Corpo Caloso” de Gabriela Estevão, “Tarja Branca” de Sofia Teixeira, “A explicação” de Sheila Kaplan” e “Amanheceu e aquela árvore continua em brasas” de Thiago Cinqüine –realizará ações performativas junto ao público presente. A proposta dos artistas-integrantes de MOSSA (Elilson, Flávia Naves e Miro Spinelli) é a de realizar tais ações em deslocamento por diversos espaços do Oi Futuro Flamengo até chegar às ruas da cidade.

“O maior investimento da Semana de Dramaturgia está em promover o encontro da dramaturgia contemporânea com outras práticas artísticas. Além da cena teatral e da leitura, que nutrem relações mais conhecidas com o texto teatral, experimentamos também a dramaturgia como estímulo para a prática da arte da performance e para a composição de vídeo-leituras. Tais experiências visam manifestar a enorme elasticidade do texto dramatúrgico, confirmando que dramaturgia, antes de qualquer coisa, é uma composição literária disponível a inúmeros e variados usos”, afirma Diogo Liberano, coordenador do Núcleo de Dramaturgia e também o curador da Semana.

Uma grande importância da realização da Semana de Dramaturgia está no fato de trazer ao conhecimento, do público e também de criadores da cena contemporânea, novas apostas que autores em formação estão investigando com seus textos. Assim, duas companhias teatrais com atuação no cenário carioca, farão a leitura na íntegra de 04 outras dramaturgias inéditas: a Multifoco Companhia de Teatro lê “XG28” de Alexandre Braga e também “O mundo vai acabar em merda” de Clarice Rios; enquanto o Coletivo Errante apresenta leituras de “O eclipse do rosto” de Jonatan Magella e “é um crime dormir tranquilo nessa cidade” de Lane Lopes.

Além das leituras, outras 04 dramaturgias, lidas por atrizes e atores convidados, foram filmadas e estarão em exibição nos dias da Segunda Semana no próprio Oi Futuro e também no site Dramaturgia em Núcleo (www.dramaturgiaemnucleo.com.br). São elas: “Você não consegue imaginar de outra forma”, dramaturgia de Marcéli Torquato lida pela atriz Júlia Marini; “morte lúcida” de Gabriela DiMello lida pelo ator Leandro Santanna; “quando eu era garoto, eu cortava caminho pelo cemitério” de danilo crespo lida pelo ator e diretor Alexandre Mello; e “Fatia de vida” de Karla Muniz lida pela atriz Carolina Virgüez.

Investindo no caráter formativo do Núcleo de Dramaturgia, durante a Semana, também será realizada uma oficina de dramaturgia ministrada por Daniele Avila Small, além de conversas com artistas e pensadores sobre assuntos carentes de mais discussão: “Dramaturgia para teatro musical” com os autores Eduardo Rieche, Gustavo Gasparani e o diretor João Fonseca, e “Dramaturgia para teatro infantojuvenil” com o autor Pedro Henrique Lopes e a autora Renata Mizhari, ambas mediadas por Diogo Liberano.

SERVIÇO
Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI
Temporada: 02 a 06 de outubro de 2018 (terça a sábado)
Local: Oi Futuro Flamengo
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3131-3060
Entrada gratuita, sujeito à lotação (distribuição de senhas uma hora antes)
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: nucleodedramaturgia@firjan.com.br

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 02 de outubro

17h – Lançamento das publicações da turma 2017 e conversa de abertura com   Roberto Guimarães, gestor de cultura OI FUTURO e Antenor Oliveira, gestor cultural Firjan SESI. Convidados: Cecilia Ripoll, autora de “Rose”; Francisco Ohana, autor de “Escuta!”; Fernanda Paraguassu, editora da Cobogó; Olga Almeida, autora de “O enigma do bom dia”. Mediação: Diogo Liberano, coordenador do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI (Teatro Oi Futuro).

20h – Encenação: “Parto”, de Isadora S. K. (autora turma 2018), direção Mariah Valeiras e atuação Laura Nielsen e Paula Furtado (Teatro Oi Futuro).

Quarta-feira, 03 de outubro 

18h – Performance: ação performática itinerante do Mossa – Núcleo de Pesquisa em Performance a partir de quatro dramaturgias compostas por autores e autoras da turma 2018:“Corpo Caloso” de Gabriela Estevão, “Tarja Branca” de Sofia Teixeira, “A explicação” de Sheila Kaplan” e “Amanheceu e aquela árvore continua em brasas” de Thiago Cinqüine  (Oi Futuro Flamengo).

Quinta-feira, 04 de outubro

17h – Conversa: “Dramaturgia para teatro musical” com Eduardo Rieche, Gustavo Gasparani e João Fonseca. Mediação de Diogo Liberano (Teatro Oi Futuro).

20h\22h30 – Leitura: “XG28” de Alexandre Braga e “O mundo vai acabar em merda” de Clarice Rios com a Multifoco Companhia de Teatro (direção de Ricardo Rocha com leitura de Bárbara Abi-Rihan, Camila Zampier, Erick Tuller, Fábio Lacerda, Vinicius Mousinho e Viviane Pereira; e produção executiva de Vitória Studart) (Teatro Oi Futuro).

Sexta-feira, 05 de outubro

17h\19h – Conversa: “Dramaturgia para teatro infantojuvenil” com Pedro Henrique Lopes e Renata Mizhari. Mediação de Diogo Liberano (Teatro Oi Futuro).

20h\22h30 – Leitura: “O eclipse do rosto” de Jonatan Magella e “é um crime dormir tranquilo nessa cidade” de Lane Lopes com o Coletivo Errante (André Locatelli, Davi Palmeira, Livs Ataíde e Luiza Rangel) (Teatro Oi Futuro).

Sábado, 06 de outubro

10h\17h – Oficina: a dramaturga Daniele Avila Small ministra uma oficina a partir de investigações acerca do teatro documentário contemporâneo e suas diversas relações com a criação de uma dramaturgia (Instituto Cultural Cidade Viva).

18h\19h – Conversa: o coordenador do Núcleo de Dramaturgia, Diogo Liberano, junto a autores das turmas anteriores, realiza uma conversa para interessados em participar das futuras turmas do Núcleo (Oi Futuro Flamengo).

20h\22h – Encenação: “Pedro”, de Felipe Haiut (autor da turma 2018), direção de Andrêas Gatto, assistência de direção de Amanda Carrijo e atuação de Teo Pasquini.

Durante toda a Segunda Semana

Vídeo-leituras: no café do teatro do Oi Futuro Flamengo, gravações de 04 dramaturgias de autores da turma 2018 em leituras feitas por atrizes e atores convidados estarão em exibição.

Stand de vendas da Editora Cobogó: também no café do Teatro do Oi Futuro Flamengo, haverá um stand com as publicações da coleção “Dramaturgia” da Editora Cobogó para venda.

FICHA TÉCNICA DA SEGUNDA SEMANA
Curadoria e direção geral: Diogo Liberano
Direção de produção: Breno Motta
Assistência de produção: Bernardo Lorga
Técnico responsável: João Pedro Meirelles
Filmagem e edição “Vídeo-Leituras”: Paula Diniz
Registros fotográficos: Rebeca Dourado
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues (Aquela que divulga)
Realização: Firjan SESI
Parceria: Oi Futuro

Posts relacionados

Premier Wine abre sua loja no Centro do Rio

Redação

Alunos da rede municipal apresentaram nesta sexta ‘Sinos de Natal’ no Unicirco Marcos Frota

Redação

SuperPrix oferece degustação especial no Dia da Cerveja

Redação

A Coréia fica na Pavuna

Redação

Cinemark anuncia pré-venda de ‘Creed II’

Redação

Teatro Itália recebe banda Barra da Saia com o show “A História da Mulher na Música Caipira”

Redação

Deixe um comentário