26.9 C
Rio de Janeiro
novembro 15, 2018
Exposição

Fim de Semana no MAST com atividades realizadas somente no sábado

Exposição Olhar o Céu Medir a Terra - Divulgação Mast
Exposição Olhar o Céu Medir a Terra - Divulgação Mast

Programação inclui oficina que ensina a construir pipa, visita orientada e observação do céu noturno. Entrada gratuita

Neste sábado (27) é dia de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento. No domingo (28), excepcionalmente, o MAST estará fechado por conta das eleições 2018. A dica é chegar a partir das 14h e começar visitando as exposições em destaque. Dentre elas, a mostra Faz Tempo, que apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos, e Olhar o Céu, Medir a Terra que explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.

A Visita Orientada deste sábado começa às 15h e traz o tema Descobrindo o Sistema Solar. Os visitantes poderão explorar o tema com os mediadores e descobrir várias curiosidades dos nossos vizinhos. Serão abordadas as características dos planetas, suas luas e os mais diversos astros que nos cercam. Também serão narradas histórias sobre as lunetas do Campus ON/MAST, especialmente da famosa Luneta 21, em cujo pavilhão é realizado o Projeto de Observação do Céu.

Já às 16h, começa a oficina Faça Você Mesmo com o tema Construa uma Pipa. Também chamada de ’empinar papagaios’ em muitos lugares, esta prática antiga em nosso país tornou-se um dos lazeres prediletos de crianças e adultos nas cidades do interior, nas periferias e favelas cariocas. Uma boa pedida para os pequenos enriquecerem seus conhecimentos participando da oficina, enquanto aprendem a construir uma bela pipa.

E depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Já no fim da tarde, acontece a Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 
3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 27/10
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Visita Orientada – 15h – ‘Descobrindo o Sistema Solar?‘(serão distribuídas 50 senhas a partir das 14h30)
Faça Você Mesmo – 16h – ‘Construa uma Pipa‘(serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)
Observação do Sol – das 15h às 17h
Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO 28/10 – FECHADO
Excepcionalmente neste domingo (28), o MAST estará fechado por conta das eleições 2018.

GRÁTIS

Posts relacionados

‘Dinos Experience’ desembarca no Shopping Nova América

Redação

Tomaz Viana realiza última visita guiada de sua exposição na Caixa Cultural

Redação

II Encontro Numismático em Niterói

Redação

Deixe um comentário