2.1 C
New York
janeiro 15, 2019
Exposição

Fim de Semana no MAST com atividades realizadas somente no sábado

Exposição Olhar o Céu Medir a Terra - Divulgação Mast
Exposição Olhar o Céu Medir a Terra - Divulgação Mast

Programação inclui oficina que ensina a construir pipa, visita orientada e observação do céu noturno. Entrada gratuita

Neste sábado (27) é dia de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento. No domingo (28), excepcionalmente, o MAST estará fechado por conta das eleições 2018. A dica é chegar a partir das 14h e começar visitando as exposições em destaque. Dentre elas, a mostra Faz Tempo, que apresenta diferentes métodos de medição do tempo, a relação com a observação dos fenômenos naturais e os princípios da ciência neles envolvidos, e Olhar o Céu, Medir a Terra que explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.

A Visita Orientada deste sábado começa às 15h e traz o tema Descobrindo o Sistema Solar. Os visitantes poderão explorar o tema com os mediadores e descobrir várias curiosidades dos nossos vizinhos. Serão abordadas as características dos planetas, suas luas e os mais diversos astros que nos cercam. Também serão narradas histórias sobre as lunetas do Campus ON/MAST, especialmente da famosa Luneta 21, em cujo pavilhão é realizado o Projeto de Observação do Céu.

Já às 16h, começa a oficina Faça Você Mesmo com o tema Construa uma Pipa. Também chamada de ’empinar papagaios’ em muitos lugares, esta prática antiga em nosso país tornou-se um dos lazeres prediletos de crianças e adultos nas cidades do interior, nas periferias e favelas cariocas. Uma boa pedida para os pequenos enriquecerem seus conhecimentos participando da oficina, enquanto aprendem a construir uma bela pipa.

E depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Já no fim da tarde, acontece a Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 
3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 27/10
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h
Visita Orientada – 15h – ‘Descobrindo o Sistema Solar?‘(serão distribuídas 50 senhas a partir das 14h30)
Faça Você Mesmo – 16h – ‘Construa uma Pipa‘(serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)
Observação do Sol – das 15h às 17h
Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO 28/10 – FECHADO
Excepcionalmente neste domingo (28), o MAST estará fechado por conta das eleições 2018.

GRÁTIS

Posts relacionados

1ª Mostra Coreana chega ao Rio de Janeiro apresentando aos cariocas a cultura asiática

Redação

Exposição fotográfica ‘Narrativa de uma beleza’ no Forte de Copacabana

Redação

Tinho leva um mar de brinquedos à Galeria Movimento

Redação

Um manifesto em forma de poesia plástica

Redação

Exposição ‘Preto Branco’ no Espaço Furnas Cultural

Redação

Elefantes no calçadão

Redação

Deixe um comentário