19 C
New York
junho 20, 2019
Notícias

Fim de Semana com missões espaciais e cinema no MAST 

Planetário Inflável Digital
Planetário Inflável Digital

Exposições, planetário temático sobre explorações em planetas e em asteroides e debate sobre cultura fazem parte da programação

A boa pedida para aproveitar o sábado (16) e o domingo (17) é conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações grátis são voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer em ambiente de muita interação.

Para curtir bem o programa, a dica é chegar logo após a abertura do MAST, às 14h, e conhecer as exposições com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na Astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

No sábado, a partir das 15h, arte, cultura e cinema se encontram na sessão do Cine Ciência. Com o tema ‘A quem pertence uma obra de arte?’ a atração -sugerida para adultos e crianças a partir dos 12 anos -vai exibir o filme A Dama Dourada, que conta a história de Maria Altmann e sua luta para recuperar a obra Retrato de Adele Bloch-Bauer (uma das mais famosas e mais valiosas pinturas do mundo, de autoria do austríaco Gustav Klimt – 1862-1918), roubada da família pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Após a exibição do filme, será realizado um interessante debate com o museólogo Márcio Rangel (MAST) e Rosângela Pertile (autora do blogue sobre artes e ciências ‘Um Café Por Favor’) que vão discutir sobre os acervos de museus e questões como roubos e apropriações de obras de arte.

No domingo também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições como a Visões da Luz, uma mostra interativa, que trata de várias temáticas relacionadas à luminosidade por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões deste domingo, cujo tema será Missões Espaciais, o mediador Jackson de Farias falará sobre corpos celestes que já foram alcançados ou estudados pela tecnologia humana, tais como luas, planetas e asteroides.

SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 
3514-5299 e 3514-5229
Funcionamento do Museu: das 14h às 18h 

SÁBADO 16/02

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

– 16h

Cine Ciência – 15h

Tema: ‘A quem pertence uma obra de arte?’ – Exibição do filme A Dama Dourada, seguida de breve debate – Sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos

DOMINGO 17/02

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

Planetário Inflável – ‘Missões Espaciais’ – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h) 

GRÁTIS

Mais informações em www.mast.br/museu

Posts relacionados

Modernização para atender os artesãos fluminenses

Redação

Madame Surtô abre a sua casa para a folia

Redação

Pré-lançamento de Naisha Cardoso e talk com Marina Santa Helena agitam final de semana na Casa Tegra

Redação

Maracanã recebe Roger Waters, nesta quarta-feira (24), em um show com alta tecnologia  

Redação

Museu do Amanhã promove nova edição do Programa Evidências das Culturas Negras nesta quarta

Redação

Projeto Carioca Song Boom revela novos talentos na MPB

Redação

Deixe um comentário