Filme baseado em lenda que inspirou Hamlet tem sessão grátis no Rio 

A apresentação será seguida do debate  ‘Hamlet antes de Shakespeare’  

Na Dinamarca do século VI, o príncipe Fenge envenena seu irmão para ficar com o reinado e se casa com a rainha, ex-mulher da vítima. O filho do rei, príncipe Amled, que testemunhou o assassinato, promete vingar a morte do pai. Esse é o enredo de “Jutland – Reinado de Ódio”, filme que será exibido e debatido na próxima sessão do projeto Psicanálise&Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no dia 28, às 19h, com entrada gratuita. 

O longa-metragem de 1994 tem direção do dinamarquês Gabriel Axel – o  mesmo de “A Festa de Babette – e foi filmado na França, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha e Holanda. Não por acaso o enredo descrito acima remete a Hamlet, de William Shakespeare. O roteiro “Jutland – Reinado de Ódio” é  baseado na mesma lenda dinamarquesa, do séc. XII,  que deu origem à tragédia escrita pelo dramaturgo inglês entre 1599 e 1601. No elenco estão Christian Bale, Helen Mirren e Gabriel Byrne. 

Após a exibição, com duração de 1h 25min, o psicanalista da SBPRJ Luiz Fernando Gallego coordenará o debate “Hamlet antes de Shakespeare”.  

É necessária inscrição prévia pelo e-mail  sbprj@sbprj.org.br  ou pelo telefones (21) 2537-1115 e (21) 2537-1333. A SBPRJ fica na Rua Davi Campista, 80, no Humaitá, Zona Sul do Rio. A classificação etária é 14 anos.