20.1 C
New York
maio 23, 2019
Teatro & Dança

Festival Tocando o Rio – 20 anos de Trabalho pela Cultura

Cia. de Teatro Tocando o Rio
Cia. de Teatro Tocando o Rio

A mais feminina das cidades, o Rio de Janeiro tem o seu jeito de ser refletindo os encantos e segredos de uma cidade rica em diversidade étnica, cultural, geográfica e social. Mesmo com os problemas e mazelas que tem passado, o Rio se reinventa na potência da sua juventude irradiando ecos de transformação de antigas estruturas. É aqui que entra o Festival Tocando o Rio: mostra dos produtos culturais criados por jovens trabalhados no Ponto de Cultura Tocando o Rio, nas Oficinas de teatro musical, dança, canto, percussão, produção, turismo cultural, multimídia, inglês e artes integradas. Esses jovens criam, semestralmente, espetáculos que são apresentados em curtas temporadas, no Teatro ITV (Rua Gal. Roca, 362 – Tijuca – Contato: (21) 2567-4378).

O Festival Tocando o Rio também comemora os 20 anos do projeto de mesmo nome que, ao longo de todos esses anos, impactou grande número de jovens de comunidades que, hoje, constituíram família e garantiram espaço no mercado de trabalho. Nossa meta é e sempre foi a inclusão social, a partir da integração de jovens de comunidades carentes da Grande Tijuca com os jovens do asfalto. Nos últimos seis anos, atingimos 610 jovens que foram qualificados e transformados, através das temáticas que trabalhamos sobre identidade cultural, direitos humanos, acesso ao conhecimento, luta pela diversidade (gênero, religiosa, racial e social).

No período de 21/5 a 29/5, o Festival Tocando o Rio apresenta uma programação variada com esquetes, música, dança, poesia, debates, mesas redondas e espetáculos. Confira a nossa agenda:

Apresentações no Festival de Esquetes Tocando em Você

Espaço Cultural Tocando em Você

21/5 (terça-feira) – 19 h – Abertura: Ponto de Cultura Escola de Música da Rocinha apresentando “Toca o Nordeste”, com o Coral da EMR. Repertório de música nordestina, uma maneira de acender a memória dos familiares dos alunos, a maioria nordestinos, e de promover para os mais jovens um mergulho nas bases culturais que formaram a Rocinha. E a apresentação do Coral do Instituto Tocando em Você, com crianças, jovens e adultos de comunidades e do asfalto.

Esquete: “Ai, 5i Eles me Pegam Agora” – Espetáculo que nasce das músicas de Chico Buarque. Elenco:  alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio e Cias. de Teatro e Dança convidadas. Direção: Aline Allesiée.

22/5 (quarta-feira) – 19 h – Abertura: Exibição do curta-metragem “História de Yayás”, de Reinaldo Santana. E apresentação do esquete “Vida de Atriz”, com Cândida Lopes. Direção: Júlio Wenceslau.

Esquete: “Cenas e Diálogos imperdíveis do Gigolô das Palavras” – Adaptação do texto de Luis Fernando Veríssimo. Elenco: alunos do Curso de Teatro Adulto ECTV, do Ponto de Cultura Tocando o Rio e de Cias. de Teatro e Dança convidadas. Direção: Aline Allesiée.

24/5 (sexta-feira) – 19 h – Abertura: Cia. de Dança Jonatha Gomes, com jovens bailarinos de Nova Iguaçu.

Esquete: “Evoé, Chiquinha Gonzaga!”. Elenco: alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio e Cias. de Teatro e Dança convidadas. Texto e direção: Aline Allesiée.

25/5 (sábado) – 19 h – Abertura: Esquete “Joana entre as Joanas”, com o Grupo Entrou por Uma Porta, da Cidade de Deus. Direção: Reinaldo Santana.

Esquete: “Orfeu Carioca” – Adaptação coletiva com alunos do Ponto de Cultura Tocando o Rio e Cias. de Teatro e Dança convidadas – Direção: Aline Allesiée.

Debates no Festival Tocando o Rio

28/5 (terça-feira) – 19 h – Tema: “O Sagrado Feminino” – Mediadora: Marina Fabrício. Debatedoras: Simone Colucci e Bárbara Duarte.

29/5 (quarta-feira) – 19 h – Tema: “Teatro e Juventude – Transformações Possíveis”. Mediadora: Aline Allesiée. Debatedores: Bruno Salgueiro, Simone Colucci, Reinaldo Santana e Marcel Cavalcanti.

Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Entrada Gratuita: professores e estudantes de escolas públicas

Posts relacionados

Festival Verão com Arte celebra os 60 anos do Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, de 5 de janeiro a 1º de fevereiro

Redação

Renato Frazão, Aline Bernardi e Luiza Borges apresentam performance musical no espaço Rampa, em Copacabana

Redação

Espetáculo infantil “Por Quê???” tem temporada prorrogada

Redação

Zigg & Zogg

Redação

Ballet Kiev Brazilian Tour 2018 | Companhia retorna ao Brasil para apresentar o espetáculo “Dom Quixote e Paquita”

Alyson Fonseca

“Ha Ha Ha – Festival de Humor” retoma temporada no Teatro Candido Mendes com espetáculo de Marcelo Smigol e Alex Escobar como convidado

Redação

Deixe um comentário