Festival Leopoldina Orgânica deixa legado em bairros do subúrbio carioca

Os bairros Manguinhos, Bonsucesso, Ramos, Complexo do Alemão, Olaria, Penha, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral e o Parque Ary Barroso, todos integrantes da região denominada “Zona da Leopoldina”, na Zona Norte do Rio, integraram o Festival Leopoldina Orgânica. O evento aconteceu pela primeira vez na região no último final de semana e deixou como legado mudas de árvores, incentivo à cultura local, dicas de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, levou feira orgânica com preços acessíveis, ofereceu dezenas de oficinas e palestras gratuitas sobre Saúde e Agroecologia.

O festival também ensinou crianças a construírem seus próprios brinquedos com material reciclado, mostrou a população participante que é possível relacionar-se de forma positiva com o meio ambiente e a descartar seus resíduos orgânicos e lixo de forma correta, por meio do uso de Estações “Lixo Zero”. Inclusive, uma Árvore de Natal Orgânica feita com sobras de fantasias da escola Unidos de Lucas (Parada de Lucas) e caixas de leite e suco em Tetra Pak foi erguida em Parada de Lucas.

O evento idealizado e produzido pelo coletivo Leopoldina Orgânica contou com o patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio cultural do Oi Futuro, e apoio institucional da Casa Fluminense, Arena Carioca Dicró, Observatório de Favelas, SuperVia e Ecoponte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.