26 C
Rio de Janeiro
novembro 12, 2018
Notícias

Festival gastronômico em Niterói: Fim de semana com releituras veganas para comemorar o Dia Mundial do Veganismo

Hambúrguer e Cachorro-quente Vegano
Hambúrguer e Cachorro-quente Vegano

Dia 1° de novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo. A data celebra o estilo de vida livre do consumo de produtos de origem animal em favor de uma alimentação mais natural, sem aditivos e ecológica. E para celebrar esse dia, Niterói vai receber um festival gastronômico 100% vegano. A 6ª edição da Vegannezando – Feira de Culinária e Artigos Veganos será no fim de semana dos dias 10 e 11 de novembro. O evento é uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói e tem o objetivo de democratizar e apresentar de forma saborosa e animada releituras de pratos tradicionais. Com entrada gratuita, a feira será na Praça Rádio Amador (mirante 2) – São Francisco. Além da boa comida, terão shows, oficinas, espaços kids, capoeira, yoga com professores do Arte de Viver, aula de forró e a palestra “Veganismo e Esportes de Alta Performance”, com a campeã olímpica de vôlei Fernandinha.

Os adeptos ao veganismo só aumentam no mundo e, como consequência, crescem as opções gastronômicas. Mas, segundo Flávia Sabb, uma das organizadoras do evento, mais importante que diversidade é ter comidas verdadeiramente saborosas. Por isso ela resolveu reunir os melhores produtos desse universo em um só lugar: o Vegannezando. “O evento quer transformar a crença de que ser vegano é difícil ou caro. Proporcionamos uma atmosfera acolhedora para todas as idades, criando a oportunidade, inclusive, de que pessoas não adeptas ao veganismo possam se abrir a novos sabores, trazendo uma grande variedade de produtos, de comidas saudáveis a junk food. Queremos mostrar que ser vegano é mais fácil e mais gostoso do que parece”, afirmou Flávia.

Na contramão da crise, o mercado vegano cresce 40% ao ano. Mais de 5 milhões de brasileiros seguem o estilo de vida que bane produtos de origem animal ou que utiliza exploração animal em seus processos de produção. No Rio de Janeiro, eventos veganos aumentam de forma exponencial, tanto em quantidade quanto em tamanho. Espaços veganos são comuns até mesmo em eventos carnistas, o que mostra que o público que consome esses produtos é variado.

No portifólio da feira, produtos inusitados como os sorvetes da Gelados da Tribo, que têm feijão e castanha de caju como base, as releituras da marca No Bones: cachorro-quente com salsicha feita de tomate seco e alho, sanduiche de “steak” – com bife de seitan, produzido a partir da farinha de trigo, além da coxinha de jaca, brócolis e espinafre e do hambúrguer de grão de bico. O projeto começou em 2017 e recebeu em sua última edição 4 mil pessoas em 2 dias de evento no Planetário da Gávea. Diante de um maior número de expositores, a expectativa agora é aumentar o público.

Além de inspirar novas escolhas e conscientizar, o Vegannezando  também visa criar um ambiente de expansão a empreendedores da causa. “Nosso formato é muito interessante para novos empreendedores porque é pouco burocrático e facilita a venda de produtos e exposição das marcas. Temos como um de nossos pilares atrair os olhares de novos públicos para o veganismo e acreditamos que disseminá-lo é uma forma potente de impulsionar esse mercado. Trazemos atividades além do veganismo para que diferentes perfis de público se interessem pelo evento e acabem se aproximando da causa. Além disso, fazer a feira de forma itinerante também permite que a proposta chegue a novas pessoas e aproxime consumidores de produtores”, ressaltou João Suprani, também organizador da feira.

Programação completa:

  • Palestra Veganismo e esportes de Alta Performance com a Campeã Olímpica de Volei Fernandinha – Fernanda Cristina Ferreira
  • Pedalada até o evento, saindo do bairro de icaraí – Projeto Pedal Sonoro
  • Yoga com professores do Arte de Viver
  • Workshop de Alimentação Viva com Eduardo Corassa do canal doYoutube Saúde Frugal
  • Aulão de Forró com os professores Robson e Suelle do Grupo Pé Descalço
  • Oficina de produção de Incensos e Defumadores Naturais com Sarah Aizim Andrade – psicoterapeuta e life coach
  • Passeio de Canoa Havaiana que irá terminar no evento com Clube Hoa Aloha
  • Oficina de Pintura Infantil com Mancha Tintas Orgânicas
  • Shows musicais
  • Espaço Kids
  • Ações sustentáveis:Venda de ecopocos e  de canudo de inox. Campanha nas redes sociais para que as pessoas levem seus talhes e pratos e evitem criar lixo no evento. Coleta seletiva do lixo.
  • Espaço holístico:Iridologia, Massoterapia, Mapa Astral e Cartomancia.

Serviço:

Vegannezando – Feira de Culinária e Artigos Veganos
Local: Praça Rádio Amador (mirante 1) – São Francisco
Data: 10 e 11 de novembro de 12h ás 22h

Nº expositores: 60 expositores de gastronomia, moda, cosméticos e artesanato

Organizadores: Flávia Salles e João Suprani

Posts relacionados

Rede UNNO celebra “aniversário de nascimento” com festa!

Redação

Últimos dias para conferir a Exposição da Oficina de Grafite de Fábio Ema no Carioca Shopping

Redação

Pré-abertura do evento discutirá o universo dos gamers

Redação

Deixe um comentário