Favela Mundo promove Dia da Beleza Negra na Rocinha

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Projeto A Arte Gerando Renda, da ONG Favela Mundo, promoverá O Dia da Beleza Negra na Rocinha, no dia 21, a partir das 13h. As atividades serão oferecidas gratuitamente e contam com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e contam com apoio do Instituto Invepar.

As alunas do A Arte Gerando Renda demonstrarão o que estão aprendendo em dez semanas de oficinas, fazendo tranças afro e ensinando amarrações de turbantes. Além disso, também será oferecido um curso de automaquiagem especialmente elaborado para peles morenas e negras.

“É uma iniciativa importante para que as mulheres da Rocinha e demais favelas da região possam ter um dia de beleza e possam aprender mais sobre maquiagem específica para suas peles. Ensinaremos quais são os tipos de preparo e quais são as melhores técnicas para o dia-a-dia e também para ocasiões especiais”, aponta o diretor da ONG Favela Mundo, Marcelo Andriotti.

“A beleza negra é particularmente linda, e queremos que elas fiquem ainda mais maravilhosas com essas oficinas”, ressalta. Segundo Marcelo, também é uma forma de que as alunas do A Arte Gerando Renda possam praticar o que têm aprendido. “Todas ganham: nossas alunas ganham experiência e as modelos ganham gratuitamente um serviço que nem sempre lhes é acessível financeiramente”, conclui.

ONG Favela Mundo
Fundada em 2010 a ONG Favela Mundo já beneficiou 4.416 crianças e jovens e adultos de 125 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Representou o Brasil em diversos eventos no exterior, entre eles destacam-se o Congresso Internacional de Pedagogia de Havana/Cuba, UNAOC-EF Summer School, na ONU em Nova Iorque e em 2014 o projeto foi reconhecido como um “modelo de inclusão social nas grandes cidades”, no World Cities Day 2014, na Sede das Nações Unidas. Ao todo a Favela Mundo já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em 8 eventos no exterior.

Em agosto de 2016 o destino foi a África que recebeu a Favela Mundo no NAIMUN, maior conferência mundial sobre terceiro setor, que ocorreu no Marrocos e debateu formas de aplicar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A entidade foi a única brasileira convidada, entre projetos de mais de 50 países.

Reconhecimento Internacional
A Arte Gerando Renda tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas, ONU, e foi destaque no site e redes sociais da entidade no Dia Mundial Pela Paz em 2015. A Favela Mundo representou o Brasil em eventos realizados na ONU em 2013, 2014 e 2015 e em 2016 esteve na África, além de participar de eventos pedagógicos e sociais em Cuba (2011, 2012 e 2014) e no México (2012).

Serviço
O Dia da Beleza Negra acontecerá na Rocinha, no dia 21 de novembro, a partir das 13h. Para participar como modelo de tranças e turbantes basta retirar as senhas no local no dia do evento. Para participar do curso de automaquiagem é necessário se inscrever previamente.

O evento será realizado no CRAS Rinaldo de Lamare (Av. Niemeyer 776) 8º andar. Informações: 3145-2549 ou no sitewww.favelamundo.org.br

1 comentário
  1. […] Matéria de Sopa Cultural clique aqui […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.