Fábula promove Jornadas de Outubro em parceria com EAV

A Fábula celebra o Mês das Crianças em parceria com a Escola de Artes Visuais (EAV). Enquanto o Dia das Crianças no Brasil é festejado no dia 12 de outubro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, este ano em parceria com a Fábula, estende a comemoração ao mês inteiro com jornadas dedicadas a crianças de todas as idades.

Jornadas de Outubro, programa público da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, entra na sua segunda edição graças ao apoio da marca carioca, oferecendo diversas oficinas criativas e encontros educativos. Outubro é uma data que a EAV elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças.

Além disso, a EAV receberá escolas Municipais e Estaduais para atividades gratuitas (fechadas) conduzidas sempre por um artista educador.

O Jornadas inicia sua programação no dia 6 de outubro, com uma ação fechada para um abrigo municipal. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), por meio do Projeto Circulando, leva à Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 18 crianças para a oficina “Filme sem câmera”, ministrada por Patrícia Alves Dias.

Já no dia 12 de outubro, Lia de Tamaracá fará uma oficina pública de percussão e ciranda, “Vivências na ciranda de Lia”. Ainda no feriado, Tuan Guerra  orientará uma aula de artes marciais voltada às crianças, a oficina “Artes Marciais Infantis”.

E pra festa ficar completa, a piscina do Palacete será liberada para as crianças curtirem o dia de diversão, das 15h às 18h.

No domingo (15), o Parque será inundado pela música da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, formada por crianças e jovens. Com 42 musicistas, o grupo realizará um concerto aberto em frente ao chafariz.

Na segunda e terça-feira, 16 e 17, a Redes de Desenvolvimento da Maré recebe “Oficinas de Maquetes”, com Priscila Fiszman, lá mesmo na comunidade, no espaço Brincando na Lona.

E também no dia 17, a Escola recebe 160 crianças do Colégio Estadual Ignácio Azevedo Amaral, em dois horários, para as oficinas “Criação de Documentário”, “Laboratório de Inventos”, “Palavra Impressa” e “Segunda Pele”.

Bruno Balthazar e João Kammal comandam duas atividades no dia 18. Respectivamente, “Mitologias Afro-Brasileiras”, que contará com aula de meditação, e “Artistas Viajantes por Universos Imaginados”,uma oficina de encadernação e registro de experiências por meio do desenho.

A dupla Sheilla Souza e Tadeu, do coletivo Kókir, de origem Kaingang, organiza a ação “Fome de mistura”, no dia 22. Primeiro um bate-papo animado com as crianças, e depois, a construção de petecas, objetos tradicionais na cultura indígena.

Já a artista Laura Lima conduzirá uma aula performativa de desenho de modelo vivo, a partir da observação de animais nas Cavalariças da EAV Parque Lage. Os participantes serão convidados a desenhar diversos bichos trazidos especialmente para um grande exercício imaginativo e criativo.

E às 10h30, a Fábula promoverá a criação coletiva de um painel de estamparia corrida, com matrizes afro-ameríndias, desenvolvidas sob a orientação da artista e educadora Yasmim Flores, na oficina “Inventando Geometrias”.

Com essa programação extensa, a Fábula dá as mãos para a EAV, e juntas convidam todos a pensar na diversidade e ensinar nossas crianças a conviver com as diferenças de um povo tão rico.

Mais informações:

http://eavparquelage.rj.gov.br/projetos-especiais/jornadas-de-outubro-2017/