Home Exposição Exposição sobre o feminino “Borda” acontece em Santa Teresa

Exposição sobre o feminino “Borda” acontece em Santa Teresa

por Redação

“Bordar é um ato de amor. Bordo para manter a energia em movimento”. Com essa premissa, a artista contemporânea e professora do IFRJ, Vanessa X, anuncia a sua exposição sobre o feminino “Borda”. Com curadoria de Ana Lobo, a exposição traz obras em bordados em texturas diversas, como papel, tecido, folhas e sementes. A abertura será no dia 08 de janeiro, a partir das 18h, na Galeria Modernistas, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. A visitação presencial acontece até o dia 13 de fevereiro e contará com uma publicação de livro da artista com imagens de suas obras recentes e textos de sua pesquisa.

“Bordar não é sobre adornar ou enfeitar, é sobre criar estruturas, acolher. Observo bem de perto as cascas, as folhas, há uma trama inserida nessas formas. É essa trama que busco. É sobre criar estruturas. É sobre ser luz. Plantar e colher. Sobre reconhecer a fruta fresca que cai do pé como resistência a um mundo perverso e industrializado, “duro”, cheio de regras e linhas retas. Sou adepta às formas orgânicas, às curvas e aos movimentos arredondados, às esquinas que nos abrem múltiplos caminhos de escolhas e de possibilidades. Nos libertam”, diz Vanessa X.

Vanessa X

Vanessa Ximenes é artista visual, mestra em Linguagens Visuais pela UFRJ, bacharel em Artes Visuais/Escultura pela mesma instituição. Sua pesquisa sobre o feminino se iniciou em 2012 e recentemente tem se reverberado através da linha, no tecer que é cotidiano, tanto de bordados quanto de escritos, que são em sua maioria resultados de exercícios sobre o corpo, a vivência do tempo presente como cura de memórias subjetivas, sejam em residências artísticas ou em propostas individuais de trabalho. Participou recentemente da residência coletiva de Terra Una, ecovila em MG (Janeiro 2020). Dentre outras exposições coletivas se destaca “Conjunção” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (RJ) e a participação na feira de Arte em Veneza intitulada VENICE INTERNATIONAL ART FAIR em 2019. Atua como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) em disciplinas voltadas para o desenvolvimento de pesquisas, linguagens e processos artísticos.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário