• Expediente
  • Publicidade
  • Contato
  • Envie seu release
  • Login
Upgrade
Sopa Cultural
  • Home
  • Teatro & Dança
  • Estilo de vida
    • Gastronomia
    • Turismo & Lazer
    • Livros
  • Música
  • Exposição
  • Colunas
    • Divulga Editor
    • Marcos Noveleiro
    • Pelos palcos
    • Qual é a boa
  • +
    • Cinema
    • Opinião
    • Notícias
    • Envie seu release
No Result
View All Result
  • Home
  • Teatro & Dança
  • Estilo de vida
    • Gastronomia
    • Turismo & Lazer
    • Livros
  • Música
  • Exposição
  • Colunas
    • Divulga Editor
    • Marcos Noveleiro
    • Pelos palcos
    • Qual é a boa
  • +
    • Cinema
    • Opinião
    • Notícias
    • Envie seu release
No Result
View All Result
Sopa Cultural
No Result
View All Result
Home Exposição

Em tempos de lockdown, MAC Niterói recebe exposição online e gratuita de um dos maiores da fotografia cubana: José A. Figueroa

‘Um Autorretrato Cubano’ é a primeira exposição virtual do Museu de Arte Contemporânea de Niterói 

Redação by Redação
março 29, 2021
in Exposição
0
De la serie La Imagen. Vedado. 1992

Sucesso em São Paulo e na capital federal, a exposição ‘Um Autorretrato Cubano’, de José Alberto Figueroa chega ao Rio em formato inédito para temporada online e gratuita a partir de 1° de abril. O fotógrafo cubano é considerado um dos precursores da fotografia conceitual. A mostra será exibida até 02 de maio através do site do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, onde ficará hospedada. “O mundo virtual e os eventos online trouxeram consigo um grande benefício e permitiram um maior alcance da arte”, comenta Cristina Figueroa, curadora do evento, crítica de arte (Estudio Figueroa – Vives, Havana) e filha de José. A exposição apresenta, por meio das fotografias, um olhar para o povo cubano e para as transformações sociais que mobilizaram o país durante as últimas cinco décadas. “Cuba vive atualmente uma situação política e econômica complexa. Meu trabalho de tantos anos talvez nos ajude a refletir nossa história e aproximar um público internacional da realidade cubana”, comenta o fotógrafo, que completa 75 anos de idade e carrega mais de 50 anos de carreira.

 “Pareceu-nos importante gerar uma exposição organizada por percursos temáticos e cronológicos que permitissem ao visitante criar a sua própria narração e pontos de vista sobre o nosso país. Interessa-nos que os brasileiros tenham acesso a um testemunho vivo e sobretudo autêntico. Se ao final da visita o espectador vier com mais perguntas do que respostas, então nosso trabalho terá sido um sucesso”, pontua Cristina. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc na chamada “Retomada Cultural” e ainda contará com uma série de lives relacionadas à exposição. As datas ainda serão divulgadas. A mostra é produzida pela LP Artes Soluções Culturais e ficará disponível em tempo integral até 02 de Maio.

Autorretrato en casa de Chuni. La Habana. Febrero de 1966
Autorretrato en casa de Chuni. La Habana. Febrero de 1966

Completando 115 anos desde que foram estabelecidas relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, a exposição reúne 69 fotografias, que vão desde a década de 60 até os dias atuais. “Figueroa sempre esteve intimamente ligado à história da fotografia brasileira. Do ponto de vista histórico e documental, seu trabalho tem muitos pontos de contato com outros fotógrafos brasileiros contemporâneos como Walter Firmo, Nair Benedito, Juca Martins, entre outros”, comenta a curadora, que vê a exposição como uma oportunidade de mostrar ao público pela primeira vez a visão sem preconceitos do artista – testemunha ocular, por mais de 50 anos, da realidade e da vida de seu país.

Conhecido por registros que ilustram questões sociais e políticas de Cuba, Figueroa é considerado um dos precursores da fotografia conceitual, tanto em seu país de origem como em toda a América Latina. Discípulo e amigo de Alberto Korda, fotógrafo cubano que se tornou mundialmente conhecido por Guerrillero Heroico – retrato de Che Guevara, em sua obra, o artista mostra seu olhar sobre frases históricas do país. Os registros vão desde os primórdios da Revolução Cubana, quando pôde acompanhar mudanças sociais significativas e controversas, até os tempos atuais, onde muitos cubanos estão divididos entre a saudade do passado, as frustrações do presente e uma perspectiva incerta sobre o futuro.

“José passou a fotografar elementos que representavam as reivindicações de sua geração. O ensaio Exílio, realizado a partir 1967, é bastante representativo deste período, já que retrata o processo exaustivo da migração de cubanos para os Estados Unidos”, pontua Cristina Figueroa. “O Museu de Arte Contemporânea de Niterói busca se reinventar neste momento em que vivemos. Trazer para o museu um grande fotógrafo internacional, mesmo que de forma virtual, é nossa contribuição com o processo de difusão da arte e da cultura mundial”, afirma Victor De Wolf, diretor do MAC Niterói.

José A. Figueroa se formou em fotografia na década de 60, quando já trabalhava como assistente no estúdio de Korda. Especializado em publicidade e moda, com o tempo passou a desenvolver uma carreira versátil, atuando, inclusive, como correspondente de guerra em Angola. “A obra de Figueroa é vasta e plural, gerada ao longo de seus 50 anos de carreira, tanto em Cuba como internacionalmente. O recorte curatorial da exposição abrange uma visão mais cronológica das circunstâncias históricas que tocaram Figueroa e representam frustrações, esperanças e utopias da sociedade cubana”, finaliza a curadora Cristina Figueroa.

“Sou um fotógrafo formado na magia da sala escura (laboratório), mas reconheço que o universo digital abre novas e inesgotáveis ​​perspectivas e possibilidades. Acho que a força da imagem às vezes transcende seu formato e no meu caso particular para atingir meu objetivo não tenho problemas até mesmo em recorrer ao uso do celular como é o caso da minha última série “Histórias Diferidas II” em que o que também faço é fotografar uma tela de televisão”, finaliza José A. Figueroa. 

Seções da exposição Um Autorretrato Cubano

Seção 1. Uma história pessoal. Décadas de 60 e 70
Esta seção é composta por fotografias do início da carreira de Figueroa nos Studios Korda e as séries A Outra Face da Revolução e Exílio, em que o artista registrou o êxodo familiar de Cuba para os EUA no começo da Revolução. Mais tarde, na década de 70, Figueroa começou a trabalhar como repórter fotográfico da revista Cuba Internacional e viajou pelo país registrando a outra face do Interior durante a inserção da sociedade cubana no modelo socialista.

Seção 2. Havana, Angola, Berlim. The fallen dreams. Décadas de 80 e 90
Esta seção inclui a viagem de Figueroa a Angola como correspondente de guerra (1982-1983) e do outro lado da guerra através dos rostos dos cubanos. Isso também pode ser notado em seu trabalho no Hospital Psiquiátrico de Havana e nos retratos de seus compatriotas. A década de 1980 foi para Figueroa o momento de transição de um país sonhado para uma realidade diferente nos anos noventa durante os anos dramáticos do chamado Período Especial em Cuba, iniciado em 1990, após a queda do regime socialista europeu. Figueroa também foi testemunha do colapso físico e moral do muro de Berlim no verão de 1990. Suas obras da década de 1990 têm uma semelhança com a vida dos habitantes de seu país: o exercício constante de introspecção.

Seção 3. Imagens atemporais
Inclui imagens icônicas de diferentes séries de Figueroa que refletem a manipulação de ícones nacionais. A bandeira cubana, o herói nacional José Martí (criador do Partido Revolucionário Cubano – PRC)  e Ernesto Che Guevara fazem parte dessa pesquisa.

Seção 4. Histórias Diferidas
Historias diferidas fala sobre os acontecimentos mais recentes entre Cuba e os Estados Unidos (2006-2021) por meio da mídia. A objetividade da notícia será dada em função de “quem” a divulga e “onde” é emitida. Figueroa fotografa telas de televisão metodicamente, como uma testemunha passiva e imóvel que, como todos nós, só pode fazer parte da História de forma diferida.

Serviço
“Um Autorretrato Cubano”
Exposição – José A. Figueroa
Local: MAC Niterói – On-line
De 01 de abril a 02 de maio
Acesso pelo site: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/
Classificação indicativa: Livre

Ficha Técnica:
Idealização: Estudio Vives – Figueroa
Curadoria: Cristina Figueroa
Coordenação geral: Luiz Prado/ Luisa Pinheiro
Projeto gráfico e website: Ivison Spezani
Assessoria de imprensa: Julie Duarte – Duarte Comunicação
Co-produção: LP Arte Soluções Culturais

www.lparte.com.br 

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Print
  • WhatsApp
  • Gmail
  • Telegram
  • Facebook Messenger
  • Email
  • Pinterest
Redação
+ posts
  • Redação
    https://www.sopacultural.com/author/redacao/
    Escritor Julio Ribeiro lança dois romances que falam de escolhas
  • Redação
    https://www.sopacultural.com/author/redacao/
    Oficina de Produção Teatral - do Papel ao Palco
  • Redação
    https://www.sopacultural.com/author/redacao/
    Museu Histórico Nacional apresenta Plano Anual para o ano de 2021
  • Redação
    https://www.sopacultural.com/author/redacao/
    A comédia “O Auditório”, que estreia dia 24/04 no Zoom, faz uma homenagem aos programas marcantes da TV brasileira
Tags: DestaqueJosé A. FigueroaMAC Niterói
Previous Post

Daniela Bacelar reúne 35 profissionais de várias áreas para ensinar a construção de uma marca em livro colaborativo

Next Post

Semana Santa em casa conta com entregas e take away do Skunna

Redação

Redação

Related Posts

Carlos Bracher - Série Brasília - Congresso Nacional, - 120 x 180 cm, 2006 (Acervo Pessoal)
Exposição

Carlos Bracher faz homenagem à Brasília no dia do aniversario da capital

by Redação
abril 14, 2021
Higor de Padua
Exposição

Carioca Shopping promove a exposição Rio em Preto e Branco 

by Redação
abril 14, 2021
Pazé - A Coleção - 2009
Exposição

CCBB RJ inaugura grande exposição com uma das mais importantes coleções de arte do mundo

by Redação
abril 13, 2021
Antonio Bokel - Atacama
Exposição

O Paraíso Perdido de Antonio Bokel

by Redação
abril 8, 2021
Haroldo e Robson
Exposição

Carnaval em Imagens

by Jorge Rodrigues
abril 6, 2021
Next Post
Trio do mar (foto: Filico)

Semana Santa em casa conta com entregas e take away do Skunna

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Lúcia Alves relembra curiosidade do Sítio do Pica-Pau Amarelo de 1978

Lúcia Alves relembra curiosidade do Sítio do Pica-Pau Amarelo de 1978

abril 18, 2021
Julio Ribeiro

Escritor Julio Ribeiro lança dois romances que falam de escolhas

abril 17, 2021

Oficina de Produção Teatral – do Papel ao Palco

abril 17, 2021
Pátio dos Canhões (foto: Ricardo Bhering)

Museu Histórico Nacional apresenta Plano Anual para o ano de 2021

abril 17, 2021
Heder Braga (Foto: Andrea Rocha)

A comédia “O Auditório”, que estreia dia 24/04 no Zoom, faz uma homenagem aos programas marcantes da TV brasileira

abril 16, 2021

UPTOWN e ONG Ação da Cidadania fazem campanha contra a fome para o Dia das Mães

abril 16, 2021

Editorias

  • Cinema
  • Colunas
  • Divulga Editor
  • Exposição
  • Gastronomia
  • Livros
  • Marcos Noveleiro
  • Música
  • Notícias
  • Opinião
  • Pelos palcos
  • Qual é a boa
  • São Paulo
  • Teatro & Dança
  • Turismo & Lazer

Browse by Tag

Academia da Cachaça Adaptação Barra da Tijuca Brasil Cachaça Carnaval Carnaval 2020 Cinema Cultura delivery Destaque Dia das Crianças Dia das Mães Dia dos Namorados Dia dos Pais Diogo Nogueira Diversão Entretenimento Espetáculo Feijoada Festival Filme Filmes Lançamento Lazer Literatura Live Musical Mãe Joana Música Notícias Pecorino Bar & Trattoria Pizza Páscoa Quarentena Recife Rock in Rio Réveillon Show Streaming São Paulo Teatro Televisão UCI Cinemas Vinhos

Últimas postagens

  • Lúcia Alves relembra curiosidade do Sítio do Pica-Pau Amarelo de 1978
  • Escritor Julio Ribeiro lança dois romances que falam de escolhas
  • Oficina de Produção Teatral – do Papel ao Palco

© 2021 Sopa Cultural - Todos os direitos reservados!

No Result
View All Result
  • Home
  • Teatro & Dança
  • Estilo de vida
    • Gastronomia
    • Turismo & Lazer
    • Livros
  • Música
  • Notícias
  • Exposição
  • Colunas
    • Divulga Editor
    • Marcos Noveleiro
    • Pelos palcos
    • Qual é a boa
  • +
    • Cinema
    • Opinião

© 2021 Sopa Cultural - Todos os direitos reservados!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Share via
  • Telegram
  • Facebook Messenger
  • Email
  • Pinterest
Send this to a friend