Home Exposição Artista plástica Eloisa Lobo lança exposição no Espaço Latão Arte em SP

Artista plástica Eloisa Lobo lança exposição no Espaço Latão Arte em SP

por Redação
Espaço Latão Arte

A artista plástica goiana Eloisa Lobo abre nesta sexta-feira, 17/12, a exposição “Dos Saltos aos seus Espetáculos”, no ELA, Espaço Latão Arte em São Paulo, localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, conhecido reduto da decoração na capital paulista. A mostra traz cerca de 20 obras em pintura, desenho e esculturas, além de joias de parede, que remontam o espetáculo da vida sob o imaginário minucioso da artista.

“O coração da mostra está nos saltos das bailarinas desenhados, que são reflexões sobre fantasia e realidade. Os traços são tremidos, as mãos e os pés são longilíneos, remetem a garras, ao alcançar de um objetivo, lugar, motivo implícito. É uma alusão aos movimentos da vida, ao efeito da passagem do tempo sobre a realidade”, conjectura a artista.  A fusão sutil e singela do encantamento e do grotesco, elementos fundamentais do mundo do circo. O processo para chegar a esses traços foi longo, levou uma vida, um caminho de lapidação do qual eu muito me orgulho”, afirma.

Em paralelo a exposição traz duas obras em escultura, com um metro e setenta e um metro e noventa centímetros, respectivamente, ambas produzidas em latão e banhadas a ouro. Elas se aliam aos traços marcantes das telas, com tintas frescas e cores foscas, que remontam a poesia crua da vida, que recebe as pinceladas de emoção das mãos da artista. “O mais incrível do circo são os intervalos, as vidas, a realidade. Combinação de atrocidades com o belo, transcrição de espetáculo com críticas. Em um passe de mágica, aquilo que é tão duro se torna encantador”, e da mesma forma as obras são apresentadas de dentro para fora, incitando o encantamento do público ou dos seus hóspedes cativos, como os chama. “Quem assiste ao espetáculo se junta a ele, e parte para um mundo de magia, fascínio e arrepios”, comenta Eloisa Lobo sobre a atmosfera sensorial que envolve a exposição.

Processo criativo

Para Eloisa Lobo, a inspiração está intrinsecamente ligada à vivência. Assim, o seu processo criativo é baseado no sentir, mas um sentir preciso, meticuloso, certeiro. Para a concepção da mostra, ela explica que tem sido uma jornada introspectiva e irracional no mundo dos espetáculos. Ela conta ainda que mantém o hábito de criar ouvindo música e que as canções circenses fizeram parte, tanto do seu processo de concepção das obras que integram a mostra, como também estão inseridas no resultado. E, assim, a sensibilidade artística de Eloisa Lobo dá vazão aos movimentos que dão vida a todos nós no picadeiro do mundo real. “Desde sempre conto fábulas em minhas obras, retratando cenas e seus bastidores. Vivo nos bastidores dos palcos percorrendo estudos diários, intermitentes. Assim, consegui ver o verdadeiro espetáculo da vida”, arremata a artista.

Serviço: Exposição “Dos Saltos aos seus espetáculos” por Eloisa Lobo

Onde: Espaço Latão Arte – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, N° 1424 – Jardim América, 01442-001 São Paulo / SP

Quando: 17/12/2021 até 31/01/2022

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Sábado, das 10h às 14h

Eloisa Lobo

Natural de Goiânia, Eloisa Lobo é formada em Artes Visuais (FAVGO), com especialização em Pintura, pós-graduada em Marketing e Comunicação pela USP Cambury. Foi professora e orientadora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Faculdade Uni-Anhanguera, Faculdade Cambury e Faculdade Fasam, nas matérias direção de arte, produção gráfica, planejamento e projetos de TCC 1 e TCC 2. Atuou na área de comunicação como diretora de arte, atendimento e planejamento durante 25 anos, além de sócia proprietária das agências Ponto P Propaganda e Gp3 Comunicação, à frente de inúmeras campanhas de publicidade pelo Brasil. Hoje, dedica-se exclusivamente às artes plásticas como pintora e multiplicadora dos conhecimentos adquiridos. Estuda incansavelmente os múltiplos espetáculos da vida como o circo, as danças e expressões corporais. Mora em Goiânia,  onde em seu ateliê, vive pela e para a arte.

Maria Alice Nunes

Matérias relacionadas

Deixe um comentário