Exposição reúne 25 expoentes da arquitetura de Búzios

“Arquitetando em Búzios” fica aberto à visitação do dia 21 de julho a 16 de agosto

foto: Catalina Garzuze
foto: Catalina Garzuze

estilo Búzios de arquitetura estará em evidência no balneário mais charmoso do país. Após 24 anos do primeiro encontro, arquitetos residentes e integrantes do Núcleo Búzios do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil – apresentarão seus principais projetos na exposição Arquitetando em Búzios, na Escola de Artes Zanine, de 21 de julho a 16 de agosto. 

A ideia do evento começou em 1993, quando dez arquitetos e engenheiros se reuniram, no Hotel Galápagos Inn, para exposição que reunia dez fotos das suas realizações em Búzios de cada participante. Entre 1999 e 2000 foi criado o IAB Núcleo Búzios e em 2003, dezesseis arquitetos se reuniram para debater sobre os rumos da profissão na cidade e apresentar novamente seus projetos. Já a segunda edição, somente com arquitetos, foi realizada em 2007 no Shopping Passeio das Palmeiras. Para 2017, o evento traz 25 nomes de destaque da arquitetura buziana, em 25 projetos de instalação, individual ou em dupla, e com temática livre. Participarão ainda três instituições: Núcleo IAB Búzios, Secretaria de Planejamento Urbano e Projetos e Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Búzios. 

Serão exibidas fotos, maquetes, desenhos, textos, matérias de jornais e revistas, quadros, espaços decorados, além de exibição em mídia digital com trabalhos diversos dos profissionais que estão arquitetando em Búzios. No dia 21 de julho, sexta-feira, das 18h às 21h, haverá uma recepção especial para amigos, imprensa e convidados dos arquitetos. 

Lá mostraremos a casa sustentável (com biodigestor) da Gisele Ribeiro, a restauração pelo arquiteto Arthur Carlos Costa, da Caza do Sino, uma central e distribuição de sal, hoje patrimônio histórico tombado; o paisagismo de Paulo Pinto, as construções de eucalipto e bambu de Antonio Amaral; arquitetura intuitiva e objetos de design criados por Guido Campanate; as sofisticadas construções residenciais de Roberto Aracri; a profunda pesquisa da Gnattali arquitetura, dedicada ao Hotel Vila da Santa, nos Ossos, que reproduz uma vila mediterrânea; o ambiente decorado pelas arquitetas Schlemm&Bungarten; a instalação de cubos e vertentes da arquitetura de Laura Vivacqua; os conceitos contemporâneos de reciclagem por Alejandra Garzuze; os elementos naturais da arquitetura contemporânea de Paula Medina; projetos de relevância de Chico Sales; os projetos de arquitetura paisagística de Campolina; os projetos residenciais e comerciais que aliam conforto à praticidade, por Daniel Lobato Costa; a implantação primorosa das casas de Octávio Raja Gabaglia, a arquitetura de interiores, móveis desenhados, espaços comerciais além de residências de Paola Acatauassú, os traços simples e marcantes de Leonardo Maffia; o conceitos de espaço, luz e natureza de Ricardo Guterres; as intervenções provocativas das pinturas de Morgana Souto Maior; as pinturas de Hernan Katz; os espaços minimalistas e otimizados, quase como arquitetura naval de Paulo Guilherme; a pousada ecológica Janelas para o Mar de Helena Oestriech, além do projeto Núcleo Búzios do IAB e das Secretarias que representam a Cidade.

O evento é gratuito e tem classificação livre. E apoio da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e da Coordenaria de Cultura; da Associação de Hotéis de Búzios; da Premissa Assessoria; da Fatutti Comunicação e da Preparo Design Estratégico.

Escola de Artes Zanine – Ao lado do prédio da Prefeitura de Búzios está localizado o último projeto de arquitetura realizado pelo artista baiano, José Zanine Caldas, mestre em madeiras. Inaugurado em julho de 2016, o espaço vem abrigando exposições permanentes de artistas buzianos e convidados, além da realização de oficinas regulares de arte.

Arquitetando em Búzios: Escola de Artes Zanine. Abertura para imprensa e convidados em 21 de Julho, das às 18h às 22h30. Visitação de 22 de julho a 16 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 18h horas. Outras informações sobre a produção do evento, falar com Luciana Fajardo & Flory Menezes (22) 99874-3602. Grátis. Classificação livre. Estrada da Usina, s/n, ao lado da Prefeitura. Estacionamento ao lado.