Exposição ‘Muito além do Feliz Natal’ fica em cartaz até este fim de semana no Catete

A Exposição Muito além do Feliz Natal de cartões de natal antigos está em cartaz até este domingo, dia 8, no Espaço Cultural do Marré de Si, casa de gastronomia e cultura, no Catete. A mostra recebe peças dos colecionadores Antonio Giacomelli, Marília Carqueja, Paulo Bodmer e Santos Sobrinho. Imagens, cores, tradição e muita história em forma de postais de Natal raros datados desde a Bella  Époque, período que compreende o fim do século XIX até a Primeira Guerra Mundial.

Durante a exposição que tem entrada gratuita, o visitante poderá conferir cartões de diferentes partes do mundo e conhecer um pouco mais sobre as tradições de Natal.

Citações e referências inusitadas como o cartão de um Pai para a Filha de 99 anos atrás. A criança teimava com a mãe por não querer tomar o remédio. Segundo seu pai ela estava sendo uma menina muito má e por isso ganharia presentes de Natal. O cartão é enviado de Paris para o Brasil, datado de 1917, época da primeira guerra mundial, período em que não havia antibiótico. É possível dar asas à imaginação para fantasiar que o Pai estava distante da família na época de festas, em uma cidade que estava no meio de uma região de conflito e que doença poderia ser aquela que fazia o Pai ser tão duro com a filha que se recusava a tomar o medicamento.  

Outra atração da exposição é a coleção de postais da família Imperial Brasileira com fotos de seus membros e até a imagem da Princesa Isabel quando criança. Nos cartões, mensagens de fé, desejos de prosperidade, união e dias melhores para o País: “unidos no mesmo sentimento, oremos pela Família e pela Pátria expostas a tantos riscos na grande tormenta do mundo contemporâneo”.

O Marré de Si
Localizadas na Rua Pedro Américo, em frente ao Casarão Ameno Resedá, duas casas do final do século XIX, uma ao lado da outra, foram revitalizadas e desde outubro dão vida ao Marré de Si. Idealizado por Pedro e Carlos Lessa, o espaço gastronômico e multicultural abriga uma fábrica de alimentos, loja, área para refeições rápidas, ambientes para exposições, galeria de arte, palestras e reuniões. Os sobrados são interligados e, juntos, ao fundo, possuem um surpreendente jardim aberto ao público em meio ao urbano bairro do Catete.

Cada espaço cultural do Marré serve para homenagear uma importante figura para o bairro e o Rio de Janeiro. O escritor brasileiro e fundador da ABL Machado de Assis, que morou no número 206 da Rua do Catete; Bento Lisboa, responsável pelo casamento de D. Pedro II com Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias; Pedro Américo, pintor de obras importantes brasileiras do século XIX e homenageado na rua onde estão os casarões; e o economista e professor Carlos Lessa. As áreas externas terão os nomes do arquiteto e paisagista Burle Marx, que transformou jardins e parques da Cidade no século passado; e também da botânica inglesa Margareth Mee, que se especializou em plantas brasileiras e escolheu a vizinha Santa Teresa como morada. 

A exposição Memórias Natalinas entra em cartaz a partir do dia 08 de dezembro, no Espaço Machado de Assis, do Marré de Si e tem entrada franca.

Os colecionadores:

Santos Sobrinho – designer de produtos e joias, bacharel em direito, bibliófilo e colecionador de cartões e mensagens da família real brasileira, entre outras.

Paulo Bodmer – professor universitário e colecionador de antiguidades gráficas.

Marilia Carqueja – professora e colecionadora de cartões postais antigos.

Antonio Giacomelli – engenheiro, pesquisador, bibliófilo no tema de história naval e colecionador há mais de 50 anos. Entre suas coleções está a de propaganda natalina.

Serviço:
Marré de Si – Rua Pedro Américo 270 e 276, Catete. De terça à sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados e domingos, das 9h às 17h. Tel.: 3177-0700.www.marredesi.com.br  

Entrada Franca

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.