Exposição fotográfica “ÌTÀN – narrativas do corpo negro” de Leandro Cunha

ÌTÀN – NARRATIVAS DO CORPO NEGRO é um ensaio fotográfico que remonta, a partir dos corpos de 30 performers negros, as histórias ancestrais dos orixás do candomblé.
 
Ìtàn, palavra nagô, designa o conjunto de mitos, canções, histórias e recitações da cultura Iorubá que circula há milênios no continente africano. Na diáspora afro-brasileira, os Ìtàn são transmitidos fundamentalmente através da oralidade pelos mais velhos e mais velhas dentro das expressões religiosas ligadas à matriz africana.
 
A exposição conta com 34 fotografias que remontam tais narrativas milenares a partir do registro da experiência corporal dos performers.
 
O ensaio fotográfico rico, que deu origem às fotografias, teve como diretores de movimento Valéria Monã e Elton Sacramento, orientação do Babalorixá Adailton Moreira, além de um cenário contextualizado e enriquecido com cantos e som de atabaque.
 
Dessa forma, a exposição exprime a ancestralidade de mulheres e homens negros, preservada pela tradição no candomblé. A apresentação das corporeidades desses indivíduos propicia um maior conhecimento e valoriza a cultura de matriz africana permeada pela espiritualidade, ciências, mitos, oralidade, entre outros. Além de genitora, essa cultura continua enriquecendo a cultura brasileira e, infelizmente, é alvo de muito preconceito e racismo.
 
Venham conhecer este trabalho lindo que foi construído com carinho, amizade, estudo e muita dedicação.
 
O fotógrafo Leandro Cunha nasceu na cidade de Macaé-RJ e atualmente é morador da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, pesquisador da experiência do corpo negro na cidade através da formação híbrida que abarca as artes cênicas, fotografia, performance e cinema.
 
A exposição ocorrerá no período de 09/12/2017 a 13/03/2018, no Centro Cultural José Bonifácio, localizado na Rua Pedro Ernesto, 80, Gambôa – RJ.
 
A abertura da exposição será às 12 horas no dia 09 de dezembro e terá um vernissage com uma apresentação de dança afro e um bate-papo com o autor da exposição Leandro Cunha.
 
Produção: Daniel Nascimento e Layza Soares 
Curadoria: Layza Soares
Projeto expográfico: Daniel Nascimento,  Manoela Müller e Mariana Nascimento.