Exposição ‘Cortes Solidários’ marca o início do Outubro Rosa no MetrôRio

Além da inauguração da mostra, bate-papo com especialistas será promovido para esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama

O mês de outubro chegou com uma missão: conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O mundo inteiro celebra o Outubro Rosa e, pensando nisso, a partir desta sexta-feira (06/10), às 19h30, o MetrôRio e a Fundação Laço Rosa, com apoio do Instituto Invepar, inauguram a exposição fotográfica gratuita “Cortes Solidários”, de Amanda Mol, na estação Central do metrô.

O projeto, que conta com nove painéis, faz parte do calendário #fortalizese e mostra oito mulheres que vivenciaram a luta contra o câncer. Elas se solidarizaram e aceitaram o desafio de doar seus cabelos para mulheres que passam pelo tratamento da doença. Os cortes de cabelo foram elaborados por hairstylists como Anderson Coutinho, Celso Kamura, Gil Almeida e Rudi Werner.      

Além da mostra, no dia da inauguração, às 19h30, um bate-papo será promovido com quatro especialistas, quando os clientes do MetrôRio poderão esclarecer dúvidas sobre o tema. A conversa terá participação da mastologista Sandra Gioia, da gerente-geral da Laço Rosa Patrícia Bulle, da influenciadora digital MaryAnn e da ex-paciente de câncer e doadora de cabelo Dani Andrade.

A exposição ficará na estação mais movimentada do sistema, a Central, entre os dias 06 e 15 de outubro. Depois, a mostra desembarcará nas estações São Conrado (16 a 22/10) e Coelho Neto (23 a 31/10). Com isso, os nove painéis da obra vão passar pelas Linhas 1, 2 e 4 e todos os passageiros poderão refletir sobre a mostra.

Fundação Laço Rosa

O câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras. E foi para ampará-las nesse momento difícil que, em 2011, foi criada a Fundação Laço Rosa — uma instituição sem fins lucrativos, que nasceu a partir da emocionante história de vida de três irmãs, e que hoje se destaca não só no Brasil, mas internacionalmente, na disseminação da informação de qualidade, na influência de políticas públicas para o câncer de mama e na defesa de direitos de pacientes e resgate da autoestima.

Além do pioneiro Banco de Perucas Online — um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia, que já atendeu milhares de famílias — a Fundação está à frente de iniciativas como a Rosas do Morro, que leva a comunidades carentes informações sobre a doença e os direitos da mulher, e o Fórum de Política Públicas Câncer de Mama, desenvolvido por seu núcleo Advocacy. Este ano, seu portal também ganhou um novo formato, passando a ser uma plataforma interativa, dinâmica e de fonte segura, que aborda desde assuntos científicos a comportamento feminino. Um espaço inédito para acolher o paciente com câncer de mama e as pessoas que vivem ao redor dessa doença.

Serviço:
Exposição gratuita “Cortes Solidários” #Fortalizese – Durante o horário de funcionamento do metrô.

Estação Central

Data: de 06/10 a 15/10

Abertura: 06/10, às 19h30, com bate-papo quatro especialistas: a mastologista Sandra Gioia, a gerente-geral da Laço Rosa Patrícia Bulle, a influenciadora digital MaryAnn e a ex-paciente de câncer e doadora de cabelo Dani Andrade.

Estação São Conrado
Data: de 16 a 22/10

Estação Coelho Neto
Data: de 23/10 a 31/10