Exposição “A Árvore da Vida: Os Anjos de Luz e os Anjos do Abismo”

O artista e poeta Bernardo Belfort cria pinturas e desenhos a partir de experiências espirituais ao longo da vida

foto: Victor Yañez
foto: Victor Yañez

O Memorial Municipal Getúlio Vargas recebe entre os dias 27 de junho à 23 de julho, a exposição de pinturas e desenhos “A Árvore da Vida: os anjos de luz e os anjos do abismo”. Na mostra, o artista e poeta Bernardo Belfort tenta expressar uma comunicação entre anjos com energia sublime divina,  e por vezes encobertas de sombras que dificultam  vê-los;  forte como manifestações da natureza, mas transmitida da maneira pura e sensível.
Composta por mais de 20 obras, a exposição – parte de um conjunto de 72 pinturas que representam a formação do universo, do bem e do mal. Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. “Eu estudo o assunto há anos, cada quadro representa uma meditação e cada trabalho os oito anjos. No momento de difíceis leituras do mundo, a pintura proporciona e nos ensina a ler sem palavras e com mais sentido”, explicou o artista.

O pintor autodidata assimila o seu trabalho ao Brut Art , no sentido pretendido por Jean Dubuffet “uma arte espontânea, sem pretensões culturais e sem abordagem intelectual.

O artista, carioca, residente na França há quase meio século,  já expôs em locais como Pavillion Road, Chelsea, Inglaterra 1969; Museu de Arte Moderna de Paris, 1971;  Florença e Roma, 1970; Martinica, 1883, São Paulo, 2013. Está  no Rio de Janeiro com a sua série inédita de pinturas. A exposição nasceu pela ideia da atriz e produtora, Priscilla Balio, que após conhecer o trabalho do artista, se propôs a promover as obras do pintor Bernardo Belford, já que nunca havia exposto na cidade maravilhosa. 

Os quadros estão todos ligados pela mesma espontaneidade que orienta o artista em suas criações entre meditações intelectuais e místicos. A série fala de anjos de luz, e anjos do abismo, não como religiosidade mas como uma energia criativa, que brita em arte.

Serviço:

Exposição “A Árvore da Vida: os anjos de luz e os anjos do abismo”
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões, S/N – Glória, Rio de Janeiro
Em cartaz de 27 de junho à 23 de julho  
Funciona de terça à domingo de 10h00 às 17h00 – Entrada Gratuita
Telefone para contato: (21) 2557-9444 ou (21) 2245-7577

Ficha Técnica:
Artista: Bernardo Belfort
Produção: Priscilla Balio
Assistente de Produção: Suelen Pereira
Arte Gráfica e Montagem: Flávio Vidaure
Registro Fotográfico: Victor Yañez