Evento infantojuvenil reúne literatura, teatro e audiovisual  em Santa Teresa

Por que . E por que não unir diversão e cultura? Essa é a proposta do ‘Dia Brincante’, que tornará a tarde do sábado de 22 de julho em um momento de exercício do brincar e do registro da criança sobre a infância. O evento reúne teatro, literatura e audiovisual numa experiência única para crianças e adolescentes, em Santa Teresa.

Idealizado pelas empresas Piraporiando (www.piraporiando.com), Agência Thelirios (agenciathelirios.com.br) e LaPresse (www.lapresse.com.br), a proposta do evento é criar um dia de brincadeiras e atividades que valorizem o prazer do brincar e a criatividade da criança. 

“Amamos literatura, cinema e comunicação e acreditamos nesta união para promover e valorizar ainda mais a capacidade criativa das crianças. Vamos ler e ouvir histórias, conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de autores brasileiros, assistir uma apresentação teatral, baseada em um dos meus livros – As Duas Bonecas Azuis – e realizar uma atividade na qual crianças contarão histórias e produzirão um vídeo de mini documentário”, conta Janine Rodrigues, arteeducadora e ganhadora do Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina.

Programação –
 A abertura do evento será com a atividade “Por onde andará o velho Nestor?”, que mistura a milenar arte de contar histórias com o universo audiovisual, ao retratar a história do esquisito velho Nestor, um dos personagens dos livros de Janine Rodrigues. Logo após, cada participante será instigado a apresentar sua tese, em vídeo, de onde ele está e o que anda fazendo. As apresentações serão gravadas e depois tudo vai virar um mini filme. 

“O vídeo hoje conta histórias contemporâneas. Como será unir a contação com a narrativa de história no vídeo por crianças e adolescentes?”, considera Aline Lourena, fundadora da Agência Thelirios e organizadora das oficinas #MeuPrimeiroFilme e #AperteOPlay, voltadas para crianças e adolescentes. 

Em seguida, entrará em cena a peça “As Duas Bonecas Azuis”, na qual o grupo Miolo Teatro Intuitivo (www.facebook.com/asduasbonecasazuis) vai dar vida ao livro homônino de Janine Rodrigues, que tem como personagem principal a pequena Labele, que usa sua inteligência, criatividade e faro investigativo para desvendar o mistério da casa de palha da Rua Cem. 

E para fechar com chave de ouro, o “Quem é o autor?”, será um quizz onde os participantes terão que descobrir, através de hábitos, curiosidades e fotos, quem são os escritores descritos da literatura infanto-juvenil brasileira .

Serviço “ Dia Brincante”
Público: crianças e adolescentes, a partir de 4 anos
Valor: R$50
Data: 22/07, das 13h às 19h
Endereço: CEU – Rua Progresso, 61, Santa Teresa

— 

Flávia Domingues

Jornalista

Sócia-gerente EFE+ Comunicação

21 98449-4041 /

Rua Frederico Silva, 86 – 6º andar, Centro – RJ