Espetáculos circenses de graça agitam o Largo do Machado no próximo final de semana

O grupo Off-Sina prepara apresentações especiais para o próximo fim de semana, gratuitamente, no Largo do Machado, a “segunda casa” dos palhaços do Rio de Janeiro. No sábado, às 16h o Grupo apresenta o espetáculo “Vai começar o teteretetê!” para o público.

O espetáculo traz ao picadeiro uma companhia de palhaços com repertório de variedades, incluindo malabarismo, mágicas, músicas e números cômicos com palhaços e palhaças internacionalmente desconhecidos. Ele é fruto do trabalho da Escola Livre de Palhaços – ESLIPA que realiza suas atividades durante todo o ano na Escola Nacional de Circo. Além de Lilian Moraes e Richard Riguetti do Grupo Off-sina, participa da atividade Ricardo Pucetti, do grupo Lume.

Booking.com

No mesmo dia, a partir das 18h, 42 artistas em formação da ESLIPA e do Polo Carioca de Circo, vão invadir a praça para o grande encontro de artistas com o público, que poderá conferir diferentes performances da arte da palhaçaria. A intervenção artística envolverá cortejo e espetáculo, para mostrar ao público o resultado do trabalho desenvolvido na sala de ensaio durante a semana.

Já no domingo, é a vez de “O Acrobata” entra em cena às 11h. A clown Jasmim, numa tradicional saga de domadores de feras, tenta, inutilmente, fazer com que o seu insólito mascote Pippo realize “perigosas” proezas acrobáticas. Uma dupla muito especial, uma relação onde o domador e a mascote surpreendem a plateia pela sua ternura e simplicidade. Espetáculo de clown com Lily Curcio, do grupo Seres de Luz Teatro, de Barão Geraldo/Campinas/SP. Este espetáculo já foi apresentado para os mais diversos públicos como: campo de refugiados de Kosovo na Suíça, asilos de idosos, hospitais, escolas, praças, circos e teatros na Itália, Romênia, Espanha, Colômbia, Brasil, Peru e Argentina.

Às 15h, “A borralhona” Currupita rouba a cena na praça. A personagem vive lavando, passando e cozinhando, esperando pelo par perfeito para o casamento. Cansada de esperar, desperta de sua passividade feminina para conquistar o “príncipe encantado”. O espetáculo serve de reflexão sobre o papel da mulher, aliando momentos de surpresa e emoção com rara delicadeza e fineza de humor.

Inspirada na ópera “La Cenerentola”, um melodrama cômico de Gioacchino Rossini, o espetáculo pretende, através da arte do riso, da alegria, da vivacidade, da pureza e da ingenuidade, revelar os segredos da alma feminina. Nesta montagem, a palhaça Currupita na pele da bela e passiva Gata Borralhona não contribui para reforçar o estereótipo da beleza inocente, vítima da malvadez criminosa. Pelo contrário, Currupita mostra o lado ativo, explosivo e determinante de uma mulher à procura da sua alma gêmea. O espetáculo de circo-teatro de rua proporciona uma reflexão sobre a importância do papel feminino na arte do riso, através do olhar de Currupita, e torna evidente a força da comicidade feminina, desabrochada num corpo frágil, delicado, regido pela sutileza da graça. 

Sobre a ESLIPA

A ESLIPA – ESCOLA LIVRE DE PALHAÇOS é um espaço de novos conhecimentos e troca de saberes sobre o ofício do palhaço, fundada em 2012 pelo casal de artistas Richard Riguetti e Lilian Moraes, que formam o Grupo Off-Sina. Tem como foco a qualificação e o aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diversos espaços cênicos, bem como artistas interessados em aprofundar/desenvolver uma pesquisa sobre a arte da palhaçaria.

Com o propósito de elaborar um programa inovador e criativo, que permita uma elevada percepção estética e uma renovação qualificada da cena integram o time de mestres da ESLIPA importantes profissionais de circo, teatro e música, entre eles Pepe Nuñez, Lily Curcio, Esio Magalhães, Teófanes Silveira e Ricardo Puccetti. 

Dia 27/08

Espetáculo “Vai começar o teteretetê!”
Direção: Lilian Moraes, Richard Riguetti e Ricardo Pucetti
Elenco: 21 alunos da ESLIPA.
Horário: 16h 

Dia 28/08
Espetáculo “O Acrobata”
Direção: Lily Curcio
Elenco: Lily Curcio
Horário: 11h

Espetáculo “A borralhona”
Direção: Richard Riguetti
Elenco: Lilian Moraes/ Palhaça Currupita
Horário: 15h

Booking.com