Espetáculo ‘Nada’ fica mais duas semanas em cartaz no Teatro Laura Alvim

‘Nada’, peça que já circulou por cinco teatros na cidade desde a sua estreia em março, fica mais duas semanas em cartaz no Teatro Laura Alvim. A encenação de Gilberto Gawronski, com Analu Prestes, Clarisse Derzié Luz e Renato Krueger no elenco, tem chamado a atenção pela inusitada dramaturgia criada a partir da obra de Tchekhov. A temporada vai até 24 de setembro, com apresentações às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h30.  

O texto é uma colagem de dois textos curtos do autor russo: ‘O Canto do Cisne’ e ‘Malefícios do Tabaco’. Na peça, Vassil Vassílitch (Analu Prestes), um velho ator, interpreta pela última vez o monólogo ‘Malefícios do Tabaco’. Ele resolve não voltar para casa porque não tem ninguém o esperando e fica no camarim contracenando com Nikítuchka (Clarisse Derzié Luz), ponto que mora no teatro.

Booking.com

– A dramaturgia foi criada garimpando os trechos que falam do ato de interpretar e envelhecer – fala Gawronski, que também utilizou trechos pinçados de outras peças de Tchekhov que as atrizes e ele atuaram: ‘As Três Irmãs’, ‘O Jardim das Cerejeiras’ e ‘A Gaivota’.

Renato Krueger, criador das projeções visuais que emolduram as cenas, opera o equipamento aos olhos do público, compondo um operador-personagem que, a partir de determinado momento, interage com as personagens de Analu e Clarisse.

– Há um aspecto confessional em ‘Nada’ muito presente até na cenografia, que é entulhada de malas velhas – conta o encenador. Além dessas, uma mesa, um espelho de pé e um banco compõem o cenário deste espetáculo, que fala de teatro, escolhas de vida e coragem.

Sinopse
Um velho ator faz pela última vez o monólogo ‘Malefícios do Tabaco’. Ele não quer ir para casa porque não tem ninguém e fica no camarim contracenando com o Ponto, que mora no teatro. Eles atravessam a madrugada bebendo vodca e interpretando personagens. O foco desloca-se da situação cômica de alguém que dá uma conferência sobre um tema que não entende nada para se centrar na tragicomédia da existência de um homem.

Ficha Técnica
Texto: Anton Tchekhov
Dramaturgia e encenação: Gilberto Gawronski
Elenco: Analu Prestes, Clarisse Derzié Luz e Renato Krueger
Direção de Produção: Jessica Leite
Assistente de Produção: Alexandre Paz
Criação e Operação de Projeções Audiovisuais: Renato Krueger
Fotos de Divulgação: Ricardo Brajterman 

Serviço

‘Nada’ – Direção e dramaturgia de Gilberto Gawronski, a partir de textos de Anton Tchekhov; com interpretação de Analu Prestes, Clarisse Derzié Luz e Renato Krueger;

Datas: 1º a 24 de setembro – sextas e sábados, às 21h; e domingos, às 19h30;

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro Laura Alvim

Av. Vieira Souto, 176, Ipanema;

Informações: (21) 2332-2015

Capacidade: 186 lugares e 4 cadeirantes;

Duração: 1 hora e 10 min

Classificação Etária: 12 anos

Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria do teatro e online: www.ingressorapido.com.br .

 

Booking.com