15.2 C
New York
maio 21, 2019
Notícias

Espaço Cultural Escola Sesc abre programação 2019 com o Projeto Traços – Arte, Cultura e Negritudes

O cantor e compositor paraibano Chico César é o grande destaque do lançamento. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

O Espaço Cultural Escola Sesc inicia neste sábado (16/03), a programação de 2019 com a segunda edição do projeto Traços – Arte, Cultura e Negritudes. Durante todo o mês de março, a matriz africana será debatida e celebrada por meio de shows, espetáculos de teatro, sessões de curta-metragens, contação de histórias e oficinas de dança, além de bate-papos com pesquisadores, grupos e artistas negros. A abertura contará com o cantor e compositor paraibano Chico César. O artista apresentará músicas do DVD “Estado de Poesia” e, em seguida, participará de conversa com o público. A entrada é gratuita, mediante retirada do ingresso uma hora antes do show.

“O objetivo é discutir questões ligadas a valorização das identidades negras, e da diversidade cultural brasileira como um todo, a partir da arte e cultura de matriz afro-brasileira, e ainda contribuir para o debate contra o racismo”, destaca Guilherme Lopes, analista de cultura do Espaço Cultural Escola Sesc.

As atividades buscam tratar de temas como: a afirmação positiva das identidades negras, ancestralidades e tradições, o protagonismo de mulheres negras no cinema, memórias e oralidades. “Queremos oferecer à comunidade da Escola Sesc, aos moradores de Jacarepaguá e a toda a cidade do Rio de Janeiro o acesso a uma parte desse vasto repertório artístico e cultural das populações negras do Brasil, reconhecendo a importância da contribuição destes grupos à formação da cultura brasileira”, reforça Guilherme.

Além do show de abertura, a programação nos dias 29, 30 e 31 de março terá contação de história “Entre Contos Africanos e Afro-brasileiros”, em celebração à herança cultural negra; Sessão de cinema negro, com a exibição de curta-metragens que tratam dos temas da memória, narrativas e ancestralidades; e oficina de dança afro, com a educadora e coreógrafa Eliete Miranda. Haverá, ainda, show da banda Tuyo, de Curitiba; show do cantor e compositor mineiro Sérgio Pererê; e o espetáculo teatral “Luiz Gama: uma voz pela liberdade”, com Déo Garcez e Soraia Arnoni.

A programação completa pode ser conferida em escolasesc.com.br/2019/03/tracos-arte-cultura-e-negritudes.

Projeto Traços – Arte, Cultura e Negritudes

Abertura: Dia 16 de março – sábado

Chico César – Show + bate-papo com o artista

Horário: 19h | Local: Teatro (600 lugares)

Local: Espaço Cultural Escola Sesc – Av. Ayrton Senna, 5.677, Jacarepaguá – Rio de Janeiro

Programação completa: escolasesc.com.br/2019/03/tracos-arte-cultura-e-negritudes

Informações: (21) 3214-7404

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir de 1h antes da atração.

Posts relacionados

Center Shopping Rio recebe eventos geeks neste fim de semana

Redação

Grupo Perinatal promove piquenique com pais de bebês prematuros

Redação

Com mais de 400 inscritos, reality show da TV Cultura encerra inscrições dia 20 de fevereiro

Redação

‘Encontros sobre arte’

Redação

Ipanema Harbor combina gastronomia, marcas descoladas e eventos

Redação

Camarote Lounge Carioca ganha força na Avenida

Redação

Deixe um comentário