Escritora infantojuvenil estreia canal no Youtube para falar de cultura, educação e diversidade

Apresentado por Janine Rodrigues, escritora, educadora, idealizadora e realizadora de projetos de incentivo à leitura, o canal, que leva seu nome, nasce com a proposta de falar de cultura, educação e diversidade cultural com uma linguagem que valoriza a afetividade. Na estreia, o assunto é a musicalidade como ferramenta de educação e identidade numa conversa com  dois jovens que estão se destacando no cenário nacional e internacional de jazz – Alex Sá e Jhonathan Ferrer ambos nascido em Madureira, zona norte do Rio. Eles falam sobre como, desde a adolescência, a música marcou  suas vidas.

Alex Sá estuda música desde os 9 anos e é saxofonista. Começou sua carreira no gênero gospel, com participações com cantores de sucesso como  Fernandinho,  Eli Soares, Templo Soul, Leonardo Gonçalves e participações com Álvaro Tito,  Bispa Sônia Hernández. Está empenhado em um novo projeto, o Incrível Jazz Urban, ao lado de Jhonathan Ferrer, também nascido e criado em Madureira.  

Já Jhonathan, até os 30 anos, já havia levado sua música para Europa antes mesmo de ter seu próprio piano. Na entrevista inédita, Jonathan revela qual foi o momento da vida que se identificou como negro e também fala da sua trajetória de conquistas e superação na música.  

Aos 34 anos, Janine Rodrigues já percorreu diferentes estados brasileiros e países da América Latina, como Argentina e Colômbia, levando seu trabalho de literatura para contribuir com a valorização da diversidade cultural.  Para a autora, um dos principais benefícios  da leitura seja para crianças, adolescentes ou adultos, é que o leitor é provocado a refletir sobre si mesmo e sobre o mundo. ‘’A leitura nos instiga, nos inquieta’’. Diz Janine. Para a escritora, o primeiro passo para resolvermos problemas tais como medos, preconceitos, bullying, discriminação, preconceitos, racismo e tantos outros, é falar sobre o assunto e, a arte e a educação são grandes aliadas nesta jornada. 

‘’Toda terça feira teremos um novo vídeo com uma entrevista ou roda de conversa. Teremos também episódios onde falo um pouco sobre meu trabalho de escritora a frente da Piraporiando e as inspirações de me levam a escrever, minha paixão pela infância e pela educação, ‘’ destaca Janine Rodrigues. 

O canal estreia na próxima terça-feira, 27/02 às 10h da manhã no Youtube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.