11.6 C
New York
abril 26, 2019
Notícias

Encontro discute a importância da literatura para crianças que trata de empoderamento, liberdade e racismo

Evento gratuito acontece na biblioteca Machado de Assis, em Botafogo

Entre conversas sobre afetividade nos processos criativos, a escritora Janine Rodrigues, da editora Piraporiando, vai compartilhar suas inspirações para criar a história de ‘Nuang – Caminhos da Liberdade’ num encontro literário para educadores, escritores e pessoas interessadas em saber mais sobre construção literária para o público infantojuvenil. O evento é gratuito e acontece na Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo. A ação faz parte do projeto Paixão de Ler desenvolvida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Ao lado da artista plástica e ilustradora do livro, Luciana Nabuco, Janine vai abordar os processos criativos na construção de Nuang, a importância e a necessidade da troca de olhares para que de fato uma obra consiga tocar assuntos delicados e necessários como empoderamento, liberdade e racismo, de forma leve e profunda com o público infantojuvenil.

“É importante a troca de olhares, de saberes não só sobre os gostos estéticos, mas, principalmente, os sonhos e inspirações que motivaram a escrita da história”, destaca Janine Rodrigues.

‘Nuang – Caminhos da Liberdade’ conta a história de uma menina guerreira em busca da liberdade. Recentemente uma chancela da Fundação Palmares por sua relevância na difusão da cultura afro-brasileira. A instituição pública é uma das principais referências no país na promoção, preservação e valorização da arte e cultura negras brasileiras.

Nuang, além de livro, também compõe o projeto Jornada Literária, da Piraporiando, e tem percorrido diversas cidades brasileiras. A história fala sobre liberdade sobre o ponto de vista de uma criança.  Ela começou a escrever a história aos 9 anos de idade e é o seu quinto livro publicado. A autora fala dos Uthando, um povo conhecido por sua sabedoria, pela honra de suas palavras e por sua beleza preta.

Leia também  Feira do Lavradio terá edição extra de Natal

A personagem Nuang é uma Uthando alegre e talentosa, que gostava de deitar no colo de sua avó e ouvir histórias, até que um terrível acontecimento muda a vida da personagem. A história traz fortes elementos da cultura afrobrasileira e africana, incluindo palavras do tronco grupo etnolinguístico bantu.

Serviço:
O que: Encontro literário – Afetividade nos processos criativos da literatura
Quando e onde: 22 de outubro  às 14h (segunda) – Biblioteca Machado de Assis – rua Farani, 53 – Botafogo
Quanto: gratuito

Posts relacionados

Dia do Nacional do Samba no MAR

Redação

Milton Cunha promove Baile dos Passistas na Quadra do Salgueiro

Redação

Nhoque da fortuna ganha degustação na Tiijuca

Redação

Shopping Jardim Guadalupe promove Festival do Unicórnio

Redação

Madame Surtô abre a sua casa para a folia

Redação

Pici Jazz Festival agita Ipanema

Redação

Deixe um comentário